O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promoveu uma capacitação para os servidores sobre “Gestão de Fauna no Licenciamento Ambiental”. O curso ministrado nestas segunda (16) e terça (17), pela servidora do órgão, Flávia Karina Rangel de Jesus, teve duração de 16 horas e visa não só a qualificação técnica dos servidores, mas também a agilidade no processo de licenciamento, concentrando a análise diretamente no licenciamento ambiental, seguindo uma tendência adotada por outros órgãos ambientais.
O objetivo da capacitação foi atualizar os servidores do Iema sobre os procedimentos técnicos relacionados ao licenciamento ambiental, com foco na gestão da fauna. A formação foi direcionada para servidores com formações diversas como biólogos, técnicos florestais, agrônomos e técnicos agrícolas.
Flávia Karina destacou a importância da capacitação contínua dos servidores para garantir que o processo de licenciamento ambiental esteja em conformidade com as normas e legislações vigentes. “Este curso é uma oportunidade de alinhar os conhecimentos técnicos dos nossos servidores, especialmente com as mudanças que estão ocorrendo no licenciamento. Nosso objetivo é otimizar os processos e garantir a preservação no Estado”, afirmou.
O curso abordou uma série de tópicos técnicos, entre eles a classificação dos animais, a atribuição dos diferentes atores governamentais no processo de análise de fauna, a legislação vigente, os procedimentos administrativos das autorizações de manejo e os requisitos necessários para a obtenção de autorizações para manejo de fauna in situ. Além da teoria, o curso incluiu discussão de casos práticos relacionados a área, co-gestão e monitoramento de fauna.
Texto por: Ana Clara Gonçalves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema ES