Governo do Estado do Espírito Santo
18/07/2025 12h49 - Atualizado em 18/07/2025 12h51

Iema capacita órgãos do Governo no uso de drones

Foto: Divulgação Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) tem se destacado como referência no uso de drones por órgãos públicos. Como prova disso, o Instituto vem capacitando servidores de diversas instituições do Governo do Estado e prefeituras para o uso dos equipamentos em suas atividades rotineiras. Já foram treinados profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Seama), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), entre outros.


Desde 2018, o Iema utiliza drones em ações como vistorias e monitoramentos ambientais. A instituição tem investido na especialização de seus servidores, com a formação de pilotos e a aquisição de equipamentos específicos para diferentes finalidades. Atualmente, o Instituto dispõe de 48 drones e 46 pilotos certificados, com previsão de formar mais 30 operadores nos próximos meses.


A iniciativa mais recente do Instituto aconteceu no dia 24 de junho, no primeiro Curso de Operações com Aeronaves Não Tripuladas (COANT), promovido pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O objetivo do curso é formar operadores especializados no uso avançado de drones voltados para aplicações na área de segurança pública, otimizando o trabalho de inteligência e aumentando a segurança dos policiais em operações.


Um dos módulos do curso foi ministrado pelo Analista de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos, Sandro Souza, da Coordenadoria de Geomática (CGEO) do Iema. Ele foi responsável pela aula sobre “Elaboração de Planos de Voo e Produção de Ortofotos”. Ao todo, 20 policiais militares participaram da capacitação.


Durante o módulo, os participantes aprenderam desde os conceitos teóricos das ortofotos até a aplicação prática, utilizando o drone Matrice 300, equipado com a câmera H20T, fornecido pela própria PMES. Para Sandro Souza, a participação do Iema é uma oportunidade de fortalecer o serviço público: “É muito importante para o Iema contribuir com a formação de novos pilotos. Dessa forma, ajudamos no desenvolvimento técnico de outras instituições públicas e estreitamos laços, facilitando a troca de conhecimentos, como aconteceu neste curso”, destacou.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard