O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) capacitou cerca de 300 novos usuários do Sistema Estadual On-line de Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos (Sistema MTR-ES), nos últimos dias. A utilização do sistema passou a ser obrigatória para a movimentação rodoviária de resíduos sólidos gerados ou destinados no Estado do Espírito Santo.
O Sistema MTR-ES visa a contribuir para a fiscalização por parte dos órgãos públicos, especialmente no âmbito do licenciamento ambiental e para o controle e organização do gerenciamento de resíduos dentro das empresas. “Por isso, o treinamento foi específico para o módulo de consulta, voltado para técnicos ambientais, de modo a capacitá-los para o melhor uso da ferramenta, bem como para usuários com significativa capilaridade e influência no âmbito de atuação”, explicou a servidora do Iema Deisy Paulo.
As capacitações presenciais foram promovidas em parceria com a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), durante o evento Sustentabilidade Brasil, realizado na última semana, na Serra. O treinamento foi ministrado por Odilon Amado, membro do Departamento Técnico da Abrema. Participaram servidores públicos municipais e estaduais que atuam com licenciamento ambiental.
A implantação do sistema MTR-ES é resultado de dois Acordos de Cooperação Técnica: um firmado entre os governos dos Estados do Espírito Santo e de Santa Catarina, que forneceu o código-fonte do sistema MTR do IMA-SC, e outro firmado com a Abrema, desenvolvedor da ferramenta e responsável pela customização do código, manutenções, treinamentos e suporte a usuários internos e externos, e outras responsabilidades.
Entre os entes capacitados estão representantes técnicos de prefeituras dos municípios do Espírito Santo, do Iema, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), das Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Saúde (Sesa), da Fundação Inova Capixaba, do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (CAOA), do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), de associações de catadores de materiais recicláveis, de consórcios públicos com atividades relacionadas à gestão de resíduos sólidos e dos associados da Abrema no Espírito Santo.
Adicionalmente, foi realizada uma reunião técnica dos representantes da Abrema com o Grupo de Trabalho de apoio técnico à implementação do sistema MTR-ES –GTMTRES do Iema, com o objetivo de capacitar os técnicos componentes do GTMTR-ES e do setor da Coordenação de Tecnologia da Informação, além de promover um alinhamento sobre melhorias e evoluções do Sistema MTR-ES.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema