Governo do Estado do Espírito Santo
27/11/2023 16h47 - Atualizado em 27/11/2023 16h49

Iema apresenta Sistema de Controle de Manifesto de Transporte de Resíduos para alunos da Ufes

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apresentou uma palestra com o tema “A utilização do Sistema de Controle de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR-ES)”, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Na ocasião, os alunos puderam conhecer todas as funcionalidades da plataforma on-line.

A palestra, realizada na última semana, teve como foco a utilização do sistema de controle MTR-ES. Os alunos aprenderam na prática como utilizar a plataforma on-line e puderam esclarecer todas as dúvidas.

“O objetivo foi capacitar os alunos da disciplina ‘Gestão de Resíduos Sólidos” para o uso dessa ferramenta tão importante para gestão de resíduos sólidos, e que permite a rastreabilidade dos resíduos gerados e recebidos no Espírito Santo”, disse a servidora do Iema, Deisy Mello, responsável por ministrar a palestra.

A ação foi promovida pelo Iema, em parceria com o Laboratório de Gestão do Saneamento (LAGESA ) da Ufes.

Sistema MTR-ES

É uma plataforma digital, autodeclaratória, de uso gratuito e obrigatório em todo Espírito Santo, para geradores de resíduos sujeitos à elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), conforme art. 20 da Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com dispensas para situações específicas.

O Sistema MTR-ES constitui-se em instrumento de gestão e de fiscalização ambiental quanto à geração, ao armazenamento temporário, ao transporte e à destinação final dos resíduos sólidos no território estadual, pois permite, ao IEMA e outros Órgãos, o monitoramento dos dados inseridos pelos usuários no sistema.

Texto: Elisangela Alves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard