20/05/2021 18h26

Iema apresenta Programa ‘Preservando o Nosso Quintal’ para municípios

Para fortalecer as ações de educação ambiental, a equipe do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), responsável pelo Programa “Preservando o Nosso Quintal”, realizou, nestas terça (18), quarta (19) e quinta-feiras (20), uma série de reuniões virtuais com representantes das prefeituras dos municípios que ficam nos entornos dos parques estaduais Paulo César Vinha e Pedra Azul.

Os encontros visaram a apresentar a proposta de parceria com a gestão municipal para efetivar as ações previstas dentro do Programa de fomento e democratização da Educação Ambiental. Participaram representantes dos municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Guarapari e Vila Velha.

“O Programa ‘Preservando o Nosso Quintal’ visa a aproximar comunidade, família, turistas, escolas e pesquisadores ao pertencimento enquanto território. Para isso, produzimos e lançamos livros que são fruto de um trabalho de equipe, atendendo às premissas do Programa de Educação Ambiental”, explicou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão.

“Assim, fizemos três dias de reuniões com os municípios, em que conheceram o Programa como potencializador de várias outras ações e tivemos respostas positivas nas propostas de parceria, por meio de um Acordo de Cooperação a ser firmado. O trabalho é promissor e esperamos desenvolver o programa nas demais Unidades de Conservação”, completou Anna Tristão.

A bibliotecária e educadora ambiental do Iema, Rosilene Vieira da Silva, que faz parte da equipe do “Preservando o Nosso Quintal”, ressaltou que o diálogo com as prefeituras também tem a intenção de envolver a gestão municipal na execução de atividades previstas, como formação de multiplicadores, a ser oferecida em formato de Educação a Distância (EaD), além de visitas técnicas e fomento de projetos de educação ambiental e espaços de participação na região onde cada Unidade de Conservação está localizada.

Preservando o Nosso Quintal”

O Programa de Educação Ambiental “Preservando o Nosso Quintal” foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, por meio do Centro de Informação e Documentação (Cidoc), em parceria com a Gerência de Recursos Naturais e as equipes das unidades de conservação envolvidas.

Por meio dele, são produzidos livros com linguagem clara e acessível, destacando a biodiversidade, a fauna, a flora, a cultura e a geodiversidade das Unidades de Conservação (UCs). As publicações são distribuídas para as comunidades do entorno e utilizadas para conscientizar e criar pertencimento, para que todos atuem na preservação ambiental.

Atualmente, estão publicadas a 1ª e 2ª edições do livro sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e a 1ª edição do Parque Estadual Pedra Azul. Ambos têm versões impressas e digitais. A previsão é de que outras Unidades de Conservação também sejam contempladas.

Confira as versões digitais em:

Livro digital - Preservando o Nosso Quintal - Parque Estadual Pedra Azul:

Livro digital - Preservando Nosso Quintal - Parque Paulo Cesar Vinha:

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni