Governo do Estado do Espírito Santo
17/05/2024 16h07

GEOIEMA disponibiliza dados de ocorrência de fauna

O GEOIEMA, plataforma de dados ambientais geoespaciais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) agora também está disponibilizando dados e informações sobre fauna. Em uma das novas atualizações da ferramenta, foram disponibilizados vídeos de ocorrências de fauna registradas no Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast).

Os vídeos são de animais silvestres que circulam pelo Monast, Unidade de Conservação (UC) localizada nos municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui. As imagens foram capturadas por câmeras instaladas em pontos estratégicos, onde há circulação desses animais. A localização dos pontos não é exatamente do local onde foram instaladas as câmeras, para evitar ação de caçadores.

Os vídeos possuem informações científicas sobre o animal observado, como família, espécie, nome popular, data e horário da ocorrência que o animal foi visualizado. “Além disso, pode ser feito download dos vídeos diretamente na plataforma. A fonte desses dados é a lista de fauna disponibilizada no site do Iema. Na lista há informações de outros grupos, como: invertebrados, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos”, explica o coordenador de Geomática do Iema, Pedro Ronchi. A tabela pode ser acessada clicando aqui.

“Importante salientar que é expressamente proibido entrar em Unidades de Conservação conduzindo substâncias ou instrumentos próprios para caça ou para exploração de produtos ou subprodutos florestais, sem licença da autoridade competente, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa”, ressalta Pedro Ronchi.

 

Mais atualizações

Além da ocorrência de fauna, foram disponibilizados no GEOIEMA o upload de arquivos shapefiles e kml, ou seja, agora é possível os usuários visualizarem arquivos geoespaciais diretamente na plataforma. O usuário que possui arquivos em formatos shapefile ou kml e que desejar visualizar essas informações, basta fazer um upload para dentro do GOEIMA e a camada será apresentada sobreposta ao território.

O GEOIEMA foi publicado em maio de 2022 no site do Iema, desenvolvido por servidores do órgão. No mesmo ano, ganhou o Prêmio Inoves. Desde então, a plataforma tem se aperfeiçoado cada vez mais, implementando novas ferramentas, melhorando o layout, inserido e atualizando dados e informações relevantes para a sociedade e profissionais em geral.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: 
@meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard