09/02/2023 08h30

Estagiárias do Iema desenvolvem aplicativo para registro da fauna e flora em Unidades de Conservação

Foto: Karol Gazoni/Iema

Duas estagiárias do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estão desenvolvendo um aplicativo para registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação (UC) estaduais. Dyana Wislly Inácio Pereira e Mayra Karolina Oliveira de Souza são alunas de Ciências Biológicas e fazem estágio na Gerência de Recursos Naturais do Iema.

A ideia surgiu alinhada a uma das demandas do Núcleo de Informação e Biodiversidade (Nubio) do Iema e a proposta do aplicativo se baseou em outras ferramentas similares, como o "Sistema de Informação em Saúde Silvestre" (SISS-Geo), desenvolvido pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre, com o apoio do Laboratório Nacional de Computação Científica, já relativamente conhecido e utilizado.

“O diferencial do aplicativo, que se chamará Bioindica, é a possibilidade do registro de espécies da flora, além de tentar facilitar o acesso e o compartilhamento das informações entre pesquisador e a UC”, explicou a servidora do Núcleo de Informação e Biodiversidade do Iema, Savana Nunes.

A proposta é que o aplicativo seja uma ferramenta para registro e apoio ao monitoramento da biodiversidade, gerando informação qualificada para apoio à gestão das UCs; para o fornecimento de subsídios de avaliação do estado de conservação da fauna e flora; para a implementação das estratégias de conservação de espécies ameaçadas de extinção; e para o controle das exóticas invasoras.

Além disso, as informações servirão também para subsidiar, avaliar e acompanhar situações que envolvam alteração na distribuição e nos locais de ocorrência das espécies em resposta aos vetores de pressão e ameaça. As estudantes explicaram que o aplicativo deverá ser apresentado e discutido com as equipes das Unidades de Conservação e passará por uma fase de testes ao longo deste semestre para aprimoramento.

Além de Dyana Wyslly e Mayra Karolina, a ferramenta está sendo desenvolvida com outras duas alunas do curso de Biologia e alunos de Sistema de Informação e Tecnologia da Informação da Unisales. “Nós, da Biologia, estamos levantando as informações e os alunos dos outros cursos estão cuidando da parte de programação”, contou Dyana Wyslly.

Mesmo estando em desenvolvimento, o projeto já faz sucesso. No final do ano passado, foi um dos selecionados para representar a faculdade na Startup Experience by ESX e na 7ª Mostra de Projeto Integrador de Extensão da Unisales, tendo sido selecionado e premiado como projeto destaque do curso de Ciências Biológicas.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema