Com 392 quilômetros de litoral, o Espírito Santo recebe pela primeira vez o Curso de Capacitação de Gestores e Pesquisadores Públicos atuantes na gestão da costa brasileira. A qualificação acontece de 11 a 15 de março, no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória e conta com a participação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com objetivo de prosseguir a parceria entre Ministério do Meio Ambiente e Universidade da Cantábria, na Espanha.
Na ocasião, será utilizada como ferramenta o software Sistema de Modelagem Costeira (SMC-Brasil), composto por metodologias de trabalho, modelos numéricos e bases de dados que permitem estudos temporais de processos costeiros e quantificação das variações no litoral.
O Espírito Santo já está habilitado a trabalhar com a ferramenta desde 2011 e a Praia de Camburi, em Vitória, é analisada neste método. Porém, o Iema pretende utilizar o software para estudar a dinâmica costeira em outras 18 praias do Espírito Santo”, informa Pablo Merlo Prata, coordenador de Gerenciamento Costeiro e Territorial do Iema.
Uso do software
A utilização da ferramenta SMC possibilita a construção de cenários sobre a dinâmica da linha de praia e fornece informações importantes para o planejamento e qualificação na tomada de decisões.
“O SMC-Brasil permite colher dados sobre ondas, correntes, sedimentos e batimetria, por exemplo. Assim, é possível simular situações de condições reais e prever diagnóstico de erosão costeira no litoral para saber como a costa irá se adaptar a processos da natureza costeira. O cursocapacita gestores municipais e estaduais de municípios costeiros”, explica o coordenador.
A capacitação
O curso será dividido em dois módulos: o primeiro focado em conceitos básicos de dinâmica costeira, com uma saída de campo no litoral do Espírito Santo, e o segundo voltado para utilização prática da ferramenta SMC-Brasil e discussão de todos os resultados apresentados por ela.
Mais informações sobre o VIII curso de capacitação do SMC-Brasil podem ser acessadas em: Sistema de Modelagem Costeira Brasil
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com