Governo do Estado do Espírito Santo
26/03/2019 16h17 - Atualizado em 26/03/2019 16h39

Escaladores realizam feito inédito no Monumento Natural do sul do Estado

Foto: Sandro Souza

Entre os dias 06 e 10 de março, três escaladores realizaram um feito inédito na região do Monumento Natural Serra das Torres (Monast), localizado entre os municípios de Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul e Muqui, no sul do Estado.  Eles conquistaram três cumes do conjunto de montanhas conhecidas como “Peitos de Moça”, mais o monte à sua frente. Com quase mil metros de altitude, é uma das formações rochosas mais icônicas da região.


Um dos escaladores é Sandro Souza, que integra a Associação Capixaba de Escalada (ACE) e é servidor de carreira do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Para o aventureiro, o Monast, apesar de ainda não ser muito visitado por montanhistas, tem grande potencial para a atividade. “É um lugar muito propício para caminhadas na mata preservada e escaladas em picos belíssimos”, afirmou.

Além do servidor do Iema, o casal de experientes escaladores do Rio de Janeiro, André Ilha e Maristela Fonseca integrou o trio. André Ilha tem experiência de cerca de 40 anos nessa atividade e disse ter se interessado pelas montanhas do Monast ao avistá-las da BR-101. Tendo predileção por escaladas de aventura, ficou muito contente em finalmente conhecer a região e bem impressionado com as oportunidades. Maristela, igualmente encantada com a região, destacou a hospitalidade com que foram recebidos.

Ganhos para a Comunidade

E não apenas os escaladores ganharam com a experiência. Para a comunidade a visita chama atenção para a possibilidade de geração de receita com o turismo de aventura, oferecendo a hospedagem e alimentação para os escaladores.

O agricultor Juci Pereira de Almeida, de 60 anos, que recebeu o trio ficou impressionado com os aventureiros. “Eles são muito corajosos, quando nos mostraram as fotos lá de cima vimos que aquilo é mesmo um paraíso”. Para o agricultor, esse movimento na serra tem sido muito bom para a comunidade. “Podemos dizer que eles agora são como companheiros nossos”.

Para a esposa de Juci, Ivonete Furtado de Almeida, 58 anos, também agricultora, o convívio com os escaladores foi muito bom. “Eles são muito tranquilos, tomavam café da manhã cedinho, saiam para o meio das pedras e só voltavam à noite para jantar”.

Sobre o Monumento Natural Serra das Torres

A Unidade de Conservação de Proteção Integral de 10.458,90 hectares, criada pelo Estado do Espírito Santo por meio da Lei Estadual nº 9.463/2010, abrange os municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui. O objetivo da unidade é a preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Entre os objetivos específicos está a promoção do desenvolvimento e ordenamento do turismo sustentável, integrado às condições naturais locais.

Mais informações sobre a região de São José das Torres: 28 99902-0790

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes
Paulo Sena 
(27) 3636-2592 e (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard