O elefante-marinho "Fred", conhecido por aparecer nas praias do Espírito Santo, retornou ao mar, na tarde dessa segunda-feira (12). Ele foi reintroduzido ao habitat natural por técnicos do Projeto de Monitoramento de Praias, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).
A ação também teve auxílio do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Universidade do Rio Grande (FURG) e do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que é o representante da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Sudeste (Remase), no litoral norte capixaba.
A partir de agora, caso seja reavistado em alguma praia, Fred poderá ser identificado com mais facilidade pelos pesquisadores por apresentar brincos com numeração nas nadadeiras posteriores e um chip sob sua pele, instalados pelo IMA.
Outra novidade é que Fred está equipado com uma antena instalada pelos técnicos do NEMA (FURG-RS), o que permitirá acompanhar seu deslocamento via satélite. Esse monitoramento permitirá conhecer melhor o comportamento do Fred em nosso litoral.
Histórico
Este ano, o animal apareceu no litoral capixaba no dia 25 de janeiro e precisou ser recolhido por estar bastante debilitado e por ter perdido muito peso. Agora, mais forte e saudável, está pesando 800 quilos.
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Tatiana Ronchi
Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees