A diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Andreia Carvalho, participou de uma visita técnica, nesta terça-feira (18), no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra. Ela esteve presente nas ações iniciais que visam a execução do projeto do Governo do Estado, por meio do Iema, que prevê a recuperação das dunas de Itaúnas.
Uma das etapas do processo é o cercamento das áreas que receberão o plantio de espécies nativas. Andreia Carvalho explica que esse trabalho está sendo feito em parceria com a iniciativa privada e conta com o apoio da comunidade local.
“O objetivo desse trabalho é a estabilização das dunas mediante o plantio de espécies características de restinga em áreas que totalizam 11 hectares. Essa medida possibilitará a contenção do espalhamento de areia e consequente rebaixamento das dunas pela ação dos ventos”, explica a diretora-presidente do Iema.
Parque
O Parque Estadual de Itaúnas uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e atrai turistas de todo o país.
Em 2010, teve início a primeira fase desse programa de recuperação das dunas. Foi uma etapa de teste que deu certo. Nos anos de 2011 e 2012, houve mais um avanço com o plantio de mais uma área.
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no parque faz parte de uma condicionante de licenciamento ambiental da empresa Imetame, e tem por objetivo promover a revegetação das dunas, impedir seus avanços e movimentos para reduzir os impactos sobre a rodovia ES 010 e sobre as áreas alagadas.
Além da revitalização, haverá um trabalho de fiscalização e conscientização junto à comunidade e aos usuários do parque. A intenção é fazer um alerta sobre a importância de colaborar com o projeto, não danificando a cerca, não retirando e pisoteando as mudas e caminhando apenas nos locais indicados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 9 9977-1012
Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi
99951-3825