Os capixabas agora contam com um nova Unidade de Conservação, o Parque Estadual Saíra-Apunhalada (PESA), que foi oficializado nesta segunda-feira (01), em publicação no Diário Oficial. Esse novo Parque torna permanente a proteção de uma ave rara, a saíra-apunhalada, que não foi avistada por 50 anos, até sua reaparição na Região Serrana do Estado. A criação do parque foi proposta pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
As pesquisas para a implantação do parque revelaram a riqueza e a necessidade de proteção da área, que se destaca pela ocorrência de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. A região é rica em biodiversidade, abrigando 199 espécies de flora identificadas, sendo 17 delas ameaçadas de extinção.
Quanto à fauna, foram identificadas 40 espécies de mamíferos, sendo cinco endêmicas da região e sete ameaçadas de extinção, incluindo a abelha Melipona Capixaba. As aves também buscam refúgio na região, com 186 espécies identificadas, sendo cinco endêmicas e sete ameaçadas, além de uma variada presença de anfíbios e répteis.
Para o diretor-geral do Iema, Mário Louzada, a criação do parque é uma conquista ambiental. "O Parque Estadual da Saíra-Apunhalada é a materialização de um compromisso inadiável dessa gestão: proteger a nossa biodiversidade. A saíra-apunhalada, uma espécie criticamente ameaçada e redescoberta em Vargem Alta, torna-se agora um dos símbolos da responsabilidade ambiental do governo do Espírito Santo”, disse.
“Com este ato, não apenas resguardamos um tesouro biológico único no mundo, mas também investimos na qualidade de vida das pessoas, nas águas e na beleza cênica dessa região. Garantimos, hoje, que essa área da Mata Atlântica capixaba continue a ser, um santuário de vida silvestre para nossa comunidade, hoje e para as futuras gerações”, explicou o diretor-geral.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES