12/07/2024 15h48

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

O Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy (APAGUA), localizada em Itapemirim, é um importante fórum de discussão, negociação e gestão de uma Unidade de Conservação (UC), sendo o principal instrumento de relacionamento entre a UC e a sociedade. Composto por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos com atuação na unidade, o Conselho deu início às suas atividades com os novos membros, que terão mandato de dois anos.

Os novos membros tomaram posse no início do mês e realizaram a primeira reunião, trazendo debates pertinentes. “O conselho tem como objetivo geral a gestão participativa e integrada da Área de Proteção e a atuação para o alcance dos objetivos de criação da UC”, explicou o gestor da APAGUA, Flávio Guerra.

O Conselho Consultivo é composto de forma paritária, com 12 assentos divididos igualmente entre órgãos públicos e a sociedade civil. Cada entidade representada tem membros titulares e suplentes, garantindo ampla representação e diversidade de opiniões. Os conselheiros têm um mandato de dois anos, renovável por igual período, e desempenham suas funções de forma não remunerada, sendo esta uma atividade de relevante interesse público.

Representando a sociedade civil, fazem parte do conselho representantes das associações de moradores do entorno da Lagoa de Guanandy, de moradores de Itaoca/Itaipava, de Piúma e de Marataízes, além de representantes do setor empresarial. Já em relação aos órgãos públicos, completam o Conselho o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Semou) de Itapemirim e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de Piúma.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema