Uma capacitação para prevenção e combate a incêndios florestais foi realizada, na terça (04) e quarta-feira (05), no Parque Estadual de Itaúnas. A iniciativa faz parte do projeto de formação de brigadistas florestais voluntários, elaborado pelo Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines) e financiado com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fundema).
O objetivo do projeto é fazer com que moradores do entorno da Unidade de Conservação expressem sua cidadania e seu comprometimento com o futuro do meio ambiente e com a qualidade de vida local, passando a atuar como corresponsável em ações de conservação da biodiversidade.
A capacitação, realizada por meio de aulas teóricas e práticas, foi ministrada por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e abordou temas como: técnicas de combate, fatores que influenciam na propagação do fogo, organização para o combate, navegação com utilização de GPS e manutenção de equipamentos.
Os brigadistas capacitados passarão a atuar como complemento importante ao trabalho executado pelos funcionários do parque e do Corpo de Bombeiros.
Essa mesma capacitação está programada para acontecer no Parque Estadual de Pedra Azul, nos dias 26 e 27 de julho, e também terá como objetivo incentivar a participação da sociedade e aproximá-la da gestão das áreas protegidas.
Brigadas
As brigadas são compostas por voluntários que querem ser parceiros na proteção dos recursos naturais do Estado. Elas atuam como complemento importante ao trabalho executado pelos funcionários das Unidades de Conservação e do Corpo de Bombeiros.
Os brigadistas selecionados passarão por treinamento de combate a incêndio florestal, que será ministrado por instrutor do Corpo de Bombeiros e servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
De acordo com a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, o objetivo do projeto é capacitar os voluntários que queiram ser parceiros na proteção e conservação dos recursos naturais dos parques estaduais, além de incentivar a participação da sociedade e aproximá-la da gestão das áreas protegidas e da conservação da biodiversidade.
“Temos uma série de benefícios com a realização deste projeto. Com esta ação, nossa intenção é a cooperação entre governo e sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais; além, é claro, de formarmos potenciais multiplicadores da conservação e proteção do meio ambiente”, ressaltou a diretora.
Participação
Podem concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos que, preferencialmente, tenha alguma experiência em atividades de prevenção e combate a incêndios florestais, além de estar fisicamente apta a realizar atividades que demandem esforço físico inerente às atividades de prevenção e combate a incêndios florestais e ter habilidade no uso de ferramentas agrícolas.
--
Assessoria de Comunicação
Tatiana Ronchi
Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees