Governo do Estado do Espírito Santo
09/11/2017 11h27 - Atualizado em 09/11/2017 11h28

Capacitação mostra a importância da sistematização de dados de monitoramento ambiental

Nos dias 07 e 08 de novembro, 25 servidores das Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participaram, na sede da Reserva Biológica de Duas Bocas, de uma capacitação sobre Monitoramento de Fauna em Unidades de Conservação (Ucs).

Segundo a Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos, Savana de Freitas Nunes, a capacitação teve como objetivo destacar a importância do monitoramento para a obtenção de dados sobre as populações que vivem nessas áreas e, com isso, possibilitar a análise para obtenção de respostas e definição de estratégias de gestão.

O curso foi realizado com o apoio dos pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), os doutorandos Atilla Ferreguetti e Juliane Ribeiro. Os dois biólogos desenvolvem, atualmente, uma pesquisa de ecologia de mamíferos, anfíbios e répteis nas Unidades de Conservação Estaduais.

Na etapa prática do treinamento, os técnicos testaram o protocolo na trilha da represa velha na Reserva de Duas Bocas. Um destaque deste módulo foi reforçar a ideia de que a atividade que já é realizada pelos técnicos das UCs aconteça de forma sistemática, por meio de um protocolo simples e fácil de executar rotineiramente.

Um desdobramento do curso é fortalecer a "Ciência Cidadã" com a expansão da realização do monitoramento por meio do envolvimento de voluntários, como turistas, estudantes de graduação e moradores locais.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação Iema
Mariana Bolsoni/Maxieni Muniz
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard