Governo do Estado do Espírito Santo
04/11/2025 18h00

Ato de vandalismo resulta em autuação no Monumento Natural Serra das Torres

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) autuou sete pessoas por vandalismo e pichação na Pedra de Santa Maria, ponto mais alto do Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast). ​A ação de fiscalização, realizada pelo Grupo de Apoio de Fiscalização de Unidades de Conservação, não se limitou às pichações. Ela também resultou na apreensão de oito aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro.

A pichação em Unidades de Conservação é estritamente proibida, conforme o Plano de Manejo do Monast (Portaria Conjunta Seama/Iema Nº 010-R, 2024), e constitui uma infração ambiental grave de dano a Unidades de Conservação, prevista na Lei Estadual N° 7.058/2002.

A equipe de fiscalização tomou conhecimento do vandalismo de forma inesperada. No mesmo dia das pichações, realizadas no dia 02 de agosto, ocorreu um incêndio florestal na área. Durante o combate ao fogo, a equipe do Iema verificou que as pichações eram recentes, algumas até com data, e que haviam sido feitas, apesar da existência de um livro de cume no topo da pedra, deixado para que os visitantes registrassem suas conquistas sem poluir o ambiente.

Embora não tenham sido pegos em flagrante, a identificação dos responsáveis foi possível devido ao fato de serem todos da comunidade local. A sanção aplicada, além da autuação individual, foi multa.

Já as aves foram encontradas nas residências de alguns dos autuados pelas pichações e em outras casas da comunidade próxima ao Monumento. As aves apreendidas foram: um trinca-ferro e sete coleiros.

“Em resposta aos atos de vandalismo na Pedra de Santa Maria, a equipe da Unidade de Conservação está analisando o método de limpeza que cause o menor dano possível à rocha. Paralelamente, as aves silvestres apreendidas foram encaminhadas para reabilitação no Iema. Os responsáveis por manter os animais em cativeiro serão penalizados conforme a Lei Estadual Nº 936/2019”, destacou o gestor da unidade, Guilherme Carneiro de Mendonça.

 

Texto: Maju Carvalho

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard