A Área de Proteção Ambiental (APA) de Goiapaba-Açu celebra mais um ano de criação, neste sábado (27), reafirmando sua importância para a conservação ambiental, a valorização cultural e o desenvolvimento sustentável no Espírito Santo. Criada pelo Decreto Estadual nº 3.796-N, em 1994, a unidade de conservação protege uma área de 3.740 hectares, entre Fundão e Santa Teresa.
O nome Goiapaba-Açu tem origem tupi e significa “grande morada das goiapabas”. Goiapaba era como os povos indígenas que habitavam a região chamavam a fêmea do pássaro gaturamo, reforçando a forte relação histórica e cultural do território com a natureza.
A unidade também abrange o Parque Natural Municipal de Goiapaba-Açu, localizado nas terras altas da APA, que se destaca como um importante atrativo para o turismo de natureza e a educação ambiental.
A APA é reconhecida por sua rica biodiversidade. Há registro de 133 espécies de aves, incluindo duas ameaçadas de extinção: o pica-pau-rei (Campephilus robustus) e o araponga (Procnias nudicollis), o que reforça a relevância da área para a conservação da fauna silvestre.
“No aniversário da APA de Goiapaba-Açu, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) destaca a importância da unidade como instrumento de proteção ambiental, promoção do uso sustentável dos recursos naturais e preservação do patrimônio natural e cultural capixaba, beneficiando tanto as comunidades locais quanto as futuras gerações”, celebrou o diretor-geral do Iema, Mário Louzada.
Serviço:
Administrativo: De segunda a sexta de 08h às 17h
Telefone: 27 98849-9817
E-mail: apago@iema.es.gov.br
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES