Governo do Estado do Espírito Santo
21/05/2019 09h44 - Atualizado em 21/05/2019 22h33

Abertas inscrições para voluntariado no Parque Estadual de Itaúnas

Foto: Paulo Sena/Seama

O Programa de Voluntariado do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, está com inscrições abertas para seleção de interessados em trabalhar na Unidade de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). São 4 vagas disponíveis para o período de 3 a 25 de julho e as inscrições vão até o dia 3 de junho

O resultado da seleção será no dia 4 de junho de 2019 e os selecionados serão convocados via e-mail para apresentação de documentos e realização de treinamento.

Para participar do programa de voluntariado é preciso ter mais de 18 anos. O objetivo é aproximar e envolver a sociedade em atividades e conservação dos recursos naturais, promover conhecimento e a troca de experiências entre profissionais das Unidades de Conservação e voluntários.

O esforço do trabalho promovido pelos voluntários em áreas protegidas é um instrumento chave para as Unidades de Conservação (UCs) e se tornou fundamental para o apoio da gestão ambiental do Iema.

Para ingressar no programa, o interessado deverá atender aos requisitos exigidos no edital (clique aqui e saiba mais). Assim, o candidato deverá enviar Formulário de Inscrição preenchido junto com currículo, com no máximo 2 laudas, para o e-mail pvuciema@gmail.com com o assunto “Inscrição Parque de Itaúnas”.

Como forma de auxiliar os participantes do programa, o Parque oferece benefícios como transporte da cidade de São Mateus ou de Conceição da Barra até a sede do Parque, na vila de Itaúnas; alojamento com roupa de cama em quarto coletivo com banheiros masculino e feminino localizado na sede administrativa do Parque na vila de Itaúnas; cozinha com equipamentos e utensílios para o armazenamento e preparo das refeições; e empréstimo de coletes e equipamentos de proteção individual (EPI), quando necessário.

Será entregue um certificado contendo a carga horária e as atividades realizadas. O Iema deixa claro que não será fornecida alimentação, mas haverá transporte para a compra de alimentos. Outra observação é que o transporte do local de origem do voluntário até as cidades de São Mateus e Conceição da Barra não é oferecido pelo Iema.

Saiba mais:

Manual do Voluntário

Mais informações: (27) 3636-2570/2571

E-mail: pvuciema@gmail.com

Veja as atividades que poderão ser desenvolvidas:

Prestação de informações gerais aos visitantes das Unidades de Conservação;

Aplicação de técnicas de manejo e ordenamento da visitação pública;

Auxílio em projetos de educação e interpretação ambiental e pesquisas que contribuam para manutenção da UC e seus recursos naturais;

Auxílio na criação, manutenção e monitoramento de trilhas;

Sensibilização das comunidades do entorno sobre as práticas de proteção, preservação e conservação dos recursos naturais;

Identificação dos focos de incêndio e outros incidentes, bem como participação em grupos de resgate ou combate a incêndios;

Auxílio na realização de projetos de manejo de recursos naturais na UC e entorno;

Fotografar, filmar, organizar e catalogar arquivos de fotos para a Unidade de Conservação;

Organizar e participar de mutirões ambientais;

Atividades específicas e inerentes da Unidade de Conservação.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação

Flávia Fernandes / Paulo Sena

Tel.: (27) 3636-2592 / (27) 99977-1012

E-mail: meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard