O documento estabelece o zoneamento e as normas de uso de uma Unidade de Conservação (UC).
O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast) concluiu a última etapa da elaboração do Plano de Manejo, com uma apresentação final do documento para o Conselho Consultivo da Unidade de Conservação (UC), realizada nessa segunda-feira (22). O documento, com fundamento nos objetivos de criação de uma UC, estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.
Entre conselheiros e convidados, 16 pessoas participaram da apresentação que abordou todo o histórico de elaboração até o planejamento final do documento. Alguns dos participantes contribuíram com sugestões ao zoneamento do Monast que, após análise, serão integradas ao documento final.
A servidora do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) Viviane Paes, que vem atuando no apoio à elaboração dos planos de manejo de várias UCs, destacou a participação popular. “Devido à abrangência territorial do Monast envolvendo várias comunidades de três municípios, este foi o Plano de Manejo em elaboração com mais atividades participativas para a comunidade. Esse é o caminho apropriado para que o Plano e, portanto, a gestão da UC, tenha aderência na sociedade”, ressaltou.
“Muito mais que uma exigência legal, o Plano de Manejo possibilitará que atuemos de forma mais focada nos objetivos de conservação da UC, monitorando o alcance de seus resultados. Agradecemos o empenho de todos que puderam contribuir com a construção do Plano”, completou o gestor do Monast, Guilherme Carneiro.
O documento final seguirá para aprovação e publicação antes de se tornar válido.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema