Governo do Estado do Espírito Santo

Monumento Natural Serra das Torres

Foto: Terence J. Nascentes

O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (MONAST) com seus 10.458,90 hectares é a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado. Como a desapropriação de terras não é obrigatória para Monumentos Naturais, hoje a área é composta integralmente por áreas particulares. O MONAST tem por objetivo geral de criação a preservação de locais naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

Sua área foi reconhecida como prioritária para a conservação da biodiversidade no Estado (Decreto nº2530-R/2010), sendo localizada nos maciços rochosos entre os municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. Associada ao relevo montanhoso e escarpado está um dos mais relevantes complexos florestais do sul do Espírito Santo. Presença de plantas rupestres e formações florestais montanas e submontanas são os principais aspectos da vegetação encontrada. Estudos da flora já identificaram 201 espécies vegetais, sendo 17 ameaçadas de extinção.

Até agora as pesquisas já identificaram a presença de 20 espécies de peixes, 120 espécies de aves, incluindo 04 ameaçadas de extinção e 17 espécies de mamíferos, como o sagui-da-cara-branca, a jaguatirica,o gato-maracajá,a lontra,a preguiça-de-coleira e outros. Os répteis e anfíbios são os mais pesquisados na UC até agora, já foram encontradas 35 espécies de répteis, algumas delas raras e de pouca ocorrência no Estado. Já para os anfíbios foram registradas 52 espécies, sendo 3 existentes apenas no Espírito Santo e 1 exclusiva do MONAST.

O nome Serra das Torres é derivado de seu relevo montanhoso, que pode atingir até 1.260 m de altitude, com formação rochosa representada por pontões, "pães de açúcar, escarpas íngrimes e vales profundos, que avistada ao longe lembra uma série de torres perfiladas, entre elas se destaca a Pedra do Farol. Do alto de seus remanescentes florestais e fundos de vale nascem as águas que fazem parte de duas importantes bacias hidrográficas, a do rio Itapemirim e da rio Itabapoana.

A população residente no MONAST é predominantemente de característica rural, sendo a agropecuária a principal atividade. A cafeicultura vem ganhando destaque na produção de cafés especiais, tendo já conseguido o título de melhor café conilon do Brasil pela cidade de Muqui. O patrimônio cultural-histórico está presente principalmente nos casarios coloniais, nas tradicionais festas do Boi-Pintadinho e no Encontro Nacional de Folia de Reis que acontece anualmente com grande presença de público, que vão assistir as apresentações dos grupos de folia vindos de todo Brasil. O turismo está presente como alternativa de renda, apresentando como maior potencial o turismo rural, o cicloturismo, o ecoturismo e o turismo de aventuras.

DADOS GERAIS

Área: 10.458,90 ha   Download kmz

Zona de Amortecimento

Municípios de abragência: Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui.

Bioma: Mata Atlântica

Domínio florestal: Floresta Estacional Semidecidual

Fauna: Lista de fauna (em atualização)

Criação: Lei Estadual nº 9463/2010

Conselho Consultivo: 

Plano de Manejo: Em elaboração

Infraestrutura: Escritório administrativo 

ATENDIMENTO E CONTATO

Administrativo e informações gerais: De segunda a sexta de 08h às 17h.

Telefone: (28) 99298-4293

E-mail: monast@iema.es.gov.br

Endereço: Rua João Jacinto, nº 231 - Bairro Cruzeiro, Muqui. CEP: 29480-000

Gestor: Guilherme Mendonça

ATRATIVOS

O Monumento Natural Serra das Torres é formado por áreas particulares. Portanto, qualquer visita a atrativos nestes locais deve ser informada aos proprietários. Os atrativos abertos atualmente para visitação são:

  • Circuito de Cicloturismo: conjunto de rotas para a prática de ciclismo com serviços e pontos turísticos. Acesse o guia: Guia de Cicloturismo de Serra das Torres.
  • Pedra Estrela Dalva: um dos mais bonitos mirantes naturais da região, o pico pode ser alcançado por trilha a pé partindo da comunidade do Farol no distrito de São José das Torres (acesso BR 101 sul - Km 439) no município de Mimoso do Sul. A distância a ser percorrida é de 8,23 km(ida e volta),  sendo 847 metros de trechos em subida até o topo de 1191 metros de altitude. A comunidade oferece serviço de condução e alimentação. Contato: 55 (28) 99950-9995 e (28) 99938-2561.
  • Pedra da Linda Aurora: é o ponto mais alto de Atílio Vivacqua, pode ser alcançado por trilha a pé a partir da comunidade de Linda Aurora (acesso pela ES-289). A distância a ser percorrida em trilha é de 5,2 km (ida e volta) até o topo localizado a 1.105 metros de altitude.  A comunidade oferece serviço de condução e alimentação. Contato: 55 (28) 99901 2967.
  • Pedra de Santa Maria: é o ponto mais alto do MONAST com 1.243 metros de altitude. É acessível por trilha a pé pela localidade de Candura no município de Muqui. A trilha é de difícil acesso e pouco sinalizada, possui 2,25 km (ida e volta) com aclive de 597 metros.
  • Pedra da Caveira: localizada no município de Atílio Vivacqua, o acesso é feito pela Fazenda Oriente, no vale do Moitão do Sul. É possível acessar o topo de 562 metros de altitude e a caverna localizada no alto da rocha, por via de escalada ou trilha. A trilha possui 3,45 km de ida e volta com 431 metros de subida. Contato: (28) 3538-1009.
  • Poços Candura: poços naturais para banho no rio Candura, localizado na região de mesmo nome no município de Muqui.
  • Pedra do Farol: localizado na comunidade do Farol, distrito de São José das Torres, a pedra é uma das rochas em forma de torre que dá nome ao Monumento Natural. De uma beleza exuberante, é possível observá-la bem de perto através de uma caminhada pela estrada de acesso à comunidade homônoma. Seu topo é acesível somente por via de escalada.
  • Rota da Morubia: Rota de turismo em Muqui desenvolvida por empreendedores inseridos dentro e no entorno do MONAST, envolvendo experiências culturais, gastronômicas, agrícolas e ambientais. Os estabelecimentos podem ser visitados de forma independente ou em roteiros pré-estabelecidos. Sendo eles: Solar do Lagarto, recanto Christófori, sítio Flor e Café, Guest House Tânia Alves, Sítio Grãos de Ouro, Fazenda dos Andes, Sítio Baobá, sítio Pé de Serra e Mercado Regional dos Vales e Café. Informações pelos tels: 28 99943-9906, 28 99962-2147 e 99900-7740.
  • Festival Nacional de Folia de Reis: na cidade de Muqui todo mês de agosto desde 1950 acontece o Festival Nacional de Folia de Reis. Grupos de folia de todo Brasil tomam as ruas do sítio histórico promovendo o fortalecimento e difusão desta cultura popular. O fesival é acompanhado de uma grande confraternização entre vistantes, brincantes e moradores em meio às barraquinhas de comidas regionais e bebidas.
  • Festival de Cervejas Artesanais de Muqui: realizado em agosto o festival recebe diversos fabricantes de cervejas artesanais, além de pratos da gastronomia local e de outro Estados. O evento conta ainda com apresentação de bandas, realização de cursos, palestras e workshops.
  • FECIM - Festival de TV e Cinema de Muqui: realizado desde 2012 o festival recebe filmes, séries de TV e projetos multiplataforma de todas as partes do Brasil, e valoriza a imagem do Sítio Histórico de Muqui. Sua programação inclui show com bandas regionais, cursos e palestras sobre a economia criativa. https://fecim.com.br/ 

ORIENTAÇÕES PARA UMA VISITAÇÃO DE MÍNIMO IMPACTO

Ao visitar ambientes naturais conheça as regras básicas de comportamento através do Guia de Conduta Consciente em Ambientes Naturais

Durante sua visita lembre-se:

  • Respire o ar puro.
  • Fotografe as belezas naturais.
  • Ouça o som do vento e dos animais.
  • Ajude na proteção da natureza:
    • NÃO JOGUE LIXO
    • NÃO FAÇA PICHAÇÕES
    • NÃO COLETE, DEIXE TUDO COMO ENCONTROU
    • DESLIGUE AS CAIXAS DE SOM

A NATUREZA AGRADECE!

ATENÇÃO! É expressamente proibida a prática de motocross nas trilhas do Monuento Natural Serra das Torres. Infratores sofrerão as penalidades previstas em lei.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Máscaras da fauna para colorir

Aves de Serra das Torres - Livro para colorir

COMO CHEGAR

Atualizado: 24.06.2022
Tópicos:
monumento, natural, serra, torres
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard