Foto: Terence J. Nascentes
O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (MONAST) com seus 10.458,90 hectares é a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado. Como a desapropriação de terras não é obrigatória para Monumentos Naturais, hoje a área é composta integralmente por áreas particulares. O MONAST tem por objetivo geral de criação a preservação de locais naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.
Sua área foi reconhecida como prioritária para a conservação da biodiversidade no Estado (Decreto nº2530-R/2010), sendo localizada nos maciços rochosos entre os municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. Associada ao relevo montanhoso e escarpado está um dos mais relevantes complexos florestais do sul do Espírito Santo. Presença de plantas rupestres e formações florestais montanas e submontanas são os principais aspectos da vegetação encontrada. Estudos da flora já identificaram 201 espécies vegetais, sendo 17 ameaçadas de extinção.
Até agora as pesquisas já identificaram a presença de 20 espécies de peixes, 120 espécies de aves, incluindo 04 ameaçadas de extinção e 17 espécies de mamíferos, como o sagui-da-cara-branca, a jaguatirica,o gato-maracajá,a lontra,a preguiça-de-coleira e outros. Os répteis e anfíbios são os mais pesquisados na UC até agora, já foram encontradas 35 espécies de répteis, algumas delas raras e de pouca ocorrência no Estado. Já para os anfíbios foram registradas 52 espécies, sendo 3 existentes apenas no Espírito Santo e 1 exclusiva do MONAST.
O nome Serra das Torres é derivado de seu relevo montanhoso, que pode atingir até 1.260 m de altitude, com formação rochosa representada por pontões, "pães de açúcar, escarpas íngrimes e vales profundos, que avistada ao longe lembra uma série de torres perfiladas, entre elas se destaca a Pedra do Farol. Do alto de seus remanescentes florestais e fundos de vale nascem as águas que fazem parte de duas importantes bacias hidrográficas, a do rio Itapemirim e da rio Itabapoana.
A população residente no MONAST é predominantemente de característica rural, sendo a agropecuária a principal atividade. A cafeicultura vem ganhando destaque na produção de cafés especiais, tendo já conseguido o título de melhor café conilon do Brasil pela cidade de Muqui. O patrimônio cultural-histórico está presente principalmente nos casarios coloniais, nas tradicionais festas do Boi-Pintadinho e no Encontro Nacional de Folia de Reis que acontece anualmente com grande presença de público, que vão assistir as apresentações dos grupos de folia vindos de todo Brasil. O turismo está presente como alternativa de renda, apresentando como maior potencial o turismo rural, o cicloturismo, o ecoturismo e o turismo de aventuras.
DADOS GERAIS
Área: 10.458,90 ha Download kmz
Zona de Amortecimento
Municípios de abragência: Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui.
Bioma: Mata Atlântica
Domínio florestal: Floresta Estacional Semidecidual
Fauna: Lista de fauna (em atualização)
Criação: Lei Estadual nº 9463/2010
Conselho Consultivo:
Plano de Manejo: Em elaboração
Infraestrutura: Escritório administrativo
ATENDIMENTO E CONTATO
Administrativo e informações gerais: De segunda a sexta de 08h às 17h.
Telefone: (28) 99298-4293
E-mail: monast@iema.es.gov.br
Endereço: Rua João Jacinto, nº 231 - Bairro Cruzeiro, Muqui. CEP: 29480-000
Gestor: Guilherme Mendonça
ATRATIVOS
O Monumento Natural Serra das Torres é formado por áreas particulares. Portanto, qualquer visita a atrativos nestes locais deve ser informada aos proprietários. Os atrativos abertos atualmente para visitação são:
ORIENTAÇÕES PARA UMA VISITAÇÃO DE MÍNIMO IMPACTO
Ao visitar ambientes naturais conheça as regras básicas de comportamento através do Guia de Conduta Consciente em Ambientes Naturais
Durante sua visita lembre-se:
A NATUREZA AGRADECE!
ATENÇÃO! É expressamente proibida a prática de motocross nas trilhas do Monuento Natural Serra das Torres. Infratores sofrerão as penalidades previstas em lei.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Máscaras da fauna para colorir
Aves de Serra das Torres - Livro para colorir
Livro - Preservando O Nosso Quintal - Monast
COMO CHEGAR