Governo do Estado do Espírito Santo

Gestão Territorial e Costeira - Doce

Estudos Integrados no Sistema Lacustre do Baixo Rio Doce

   O Município de Linhares abriga 25% das reservas de mata atlântica do Estado e possui o maior complexo lacustre da região sudeste. São inúmeros corpos hídricos utilizados para as mais diversas finalidades, como irrigação, lazer, piscicultura, abastecimento doméstico, diluição de efluentes, entre outros, sendo registrados constantes conflitos pelo uso dos recursos hídricos.

A atividade de aquicultura tem se destacado nos últimos anos, sendo desenvolvida em 5 dos 69 lagos e lagoas do baixo Rio Doce, o que transformou a região em um importante pólo produtor de tilápia em tanque-rede.

Apesar da abundância dos recursos naturais e das potencialidades comerciais e turísticas, poucos são os estudos desenvolvidos nessa área acerca dos ambientes lacustres. Baseado nessa realidade o IEMA, a SEAG, a UFES, a UVV e a AQUALIN celebraram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), no qual, as universidades estão incumbidas de desenvolver os estudos ambientais e as demais instituições de viabilizar e cooperar com a consecução dos trabalhos técnico-científicos.

O objetivo principal do ACT é desenvolver pesquisas para avaliar a capacidade de suporte para piscicultura em tanques-rede de cinco lagoas da Região do Baixo Rio Doce em Linhares, sendo elas: Juparanã, Nova, Palmas, Palminhas e Terra Alta.

O projeto está em curso desde setembro de 2011. Espera-se que sejam publicados os  seguintes resultados :

  • Caracterização da dispersão de poluentes oriundos das pisciculturas existentes e avaliação do efeito das pisciculturas na qualidade da água;
  • Geração de mapas batimétricos e de uso e ocupação do solo das bacias hidrográficas e do entorno de cada lagoa;
  • Levantamento das variáveis limnológicas, nutrientes e clorofila;
  • Análises ecotoxicológicas;
  • Levantamento dos dados de vazão dos córregos afluentes e da foz das lagoas e;
  • Avaliação da capacidade de suporte das lagoas para piscicultura em tanques-rede.

Para o lançamento dos produtos concebidos nesse projeto, está sendo planejado o “1º Workshop sobre Lagoas Costeiras” com intuito de difundir o conhecimento científico adquirido e melhorar os mecanismos de gestão e a resolução de conflitos, especialmente no que tange a concessão de outorga e licenças ambientais para aqüicultura e o incentivo da atividade de forma sustentável.

Fonte: Felipe Bastos

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard