Governo do Estado do Espírito Santo

Autorização de Pesquisas

Regras para Campanha de Campo

1. Agendamento das atividades de campo

Para dar início às atividades de campo, o pesquisador deverá agendar, por email, na UC estabelecida para pesquisa, informando: data prevista da campanha, nomes completos dos membros da equipe, se utilizará alojamento/cozinha/equipamentos e se necessita de acompanhamento.

ATENÇÃO

O expediente administrativo dos funcionários das UCs:

8h00-12h00 e 13h30-17h00

O pesquisador que utilizará o alojamento e/ou equipamentos deverá entrar em contato com a UC, com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis, sendo necessário confirmar presença (ou desmarcar) em até 05 (cinco) dias úteis. A pesquisa que não utilizará o alojamento/cozinha/equipamentos poderá agendar com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis.

Atividades que necessitem de acompanhamento devem ser programadas dentro dos horários de expediente. Somado a isso, quando do agendamento da campanha, o pesquisador deverá informar se o acompanhamento é necessário durante todo o dia, para que seja avaliada a possibilidade de disponibilização do servidor sem comprometimento das atividades da UC já programadas.

Para segurança dos pesquisadores, o agendamento deve ser feito mesmo quando o acesso à UC não for feito pela portaria principal ou sede da UC, ex.: APA, ARIE ou MONA.

Antes da 1ª campanha, recomenda-se que o pesquisador converse com o gestor e/ou servidores da equipe da UC para definição da área de estudo ou ainda que realize uma apresentação do projeto à equipe da UC, em linguagem acessível, para socialização dos objetivos e metodologia, esclarecimento e outros.

Agendamento de Pesquisas.

 2. Término da campanha de campo

O pesquisador deverá preencher o atestado de coleta de material biótico e/ou abiótico da unidade de conservação, relatando as espécies/amostras e as respectivas quantidades. O atestado deve ser entregue à administração da UC, ao fim de cada campanha, inclusive quando se tratar de coleta imprevista.

Todos os pacotes, inclusive bagagens e sacos de material coletado, estão sujeitos à inspeção e todo o material poderá ser confiscado no caso de alguma irregularidade.

Apresentações, sobre o andamento da pesquisa, poderão ser solicitadas durante a estada dos pesquisadores na UC, objetivando o treinamento de grupos de voluntários e estagiários.

 

 3. Hospitais e PAS que fazem manejo clínico e que administram soros antipeçonhentos

       Hospitais

Atualizado 09/07/2019

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard