Governo do Estado do Espírito Santo
06/11/2009 11h12 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Workshop reúne autoridades para debater elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico do Estado

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), promove entre os dias 09 e 13 de novembro, na Assembléia Legislativa, o workshop temático Zoneamento Ecológico Econômico do Espírito Santo (ZEE-ES): Solo, Recursos Hídricos, Clima, Flora, Fauna, e Sócio-economia. O objetivo é trocar informações e discutir a elaboração ZEE-ES.

No evento, que começa às 8 horas, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), de Minas Gerais, representada pelo professor José Roberto Scolforo e sua equipe de trabalho, irá apresentar e discutir, com autoridades políticas, técnicos e representantes de diversos setores, a metodologia que será utilizada para a elaboração do ZEE-ES.

A discussão também irá enfatizar importantes instrumentos do Zoneamento Ecológico, como as versões preliminares das cartas de vulnerabilidade, de cenário atual e de potencialidades, que constituem a parte principal do projeto.

Por isso, nesta primeira etapa do evento, o objetivo, além da elaboração do projeto, é reunir informações do Espírito Santo para finalização das cartas.

A segunda etapa está prevista para acontecer no início de 2010 e contará com a apresentação da versão final do Zoneamento Ecológico Econômico do Espírito Santo aos municípios do Estado.

Zoneamento Ecológico

Com o objetivo de melhorar as condições de vida da população e reduzir os riscos de perda do patrimônio natural e cultural do Espírito Santo, está sendo elaborado o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), de Minas Gerais, por meio da assinatura de um convênio de cooperação científica, administrativa, técnica, financeira e operacional com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O ZEE-ES constitui um importante instrumento de gestão, pois estabelece subsídios para a formulação de políticas, propondo soluções de proteção ambiental e de desenvolvimento, sem deixar de considerar as peculiaridades das regiões, em busca de melhoria das condições de vida da população e redução dos riscos de perda do patrimônio natural e cultural do Estado.

Serviço:

Evento - Workshop Temático ZEE-ES
Período - 09 a 13 de novembro
Horário - 08 às 18h15
Local - 2º Andar da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, Vitória.

Programação:

8 horas – Abertura
Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Gloria Brito Abaurre; Diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini, e Pró-reitor de planejamento e Gestão da Universidade federal de Lavras (Ufla), Professor José Roberto Scolforo.
8h30 - Conceitos gerais do ZEE
Palestrante - Professor João José Marques – Ufla.
9 horas - Solos
Palestrantes - Professor João José Marques e professor Nilton Curi (Ufla)
9h45 - Café
10 horas - Fauna e Flora
Palestrantes - Professor Júlio Louzada, professor Marcelo Passamani e professor Fausto Acerbi Júnior (Ufla)
10h45 - Clima
Palestrantes - Professor Luiz de Carvalho, professor Carlos Rogério de Mello e professor Antônio Marciano da Silva (Ufla)
11h15 – 12h - Recursos Hídricos
Palestrantes - Professor Antônio Marciano da Silva, professor Carlos Rogério de Mello (Ufla)
12h - Almoço
13h30 - Sócio-economia
Palestrantes - Professor José Pereira (Ufla), João Rezende (Fundação João Pinheiro - FJP), Rodrigo Lorena e Caroline Jabour (Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN)
14h30: Região costeira e marinha
Palentrantes - Professora Jacqueline Albino, professor Gilberto Fonseca Barroso e equipe (Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes)
15h15 - Banco de dados do ZEE
Palestrante - Samuel Rodrigues de Sales Campos (Ufla)
16 horas - Café
16h15 - Debate
Moderadores - Professor José Roberto Scolforo e professor Antonio Donizette (Ufla)
18 horas - encerramento

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein / Amanda Amaral
(27) 3136-3491 / 9977-1012
Texto: Anna Karla Lerbach
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard