Será realizado no período de 05 a 07 de novembro, em Vitória, o X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, que tem como objetivo unir e intensificar a relação de empresas e setores organizados em Arranjos Produtivos Locais (APLs). A ideia é debater, trocar experiências e buscar soluções para esta cadeia produtiva que envolve extração, beneficiamento, transformação mineral e outros.
Na abertura do evento será entregue o Prêmio Melhores Práticas 2013. A programação é composta por várias ações. Entre elas, uma plenária e uma visita técnica a uma indústria de APL do Espírito Santo. Entre os assuntos a serem tratados estão: Formalização e Organização da Produção Mineral; Eficiência Produtiva e Sustentabilidade: Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos da Indústria Mineral e Tecnologia e Inovação para Competitividade e Sustentabilidade Mineral.
Paralelo ao seminário, também será realizado o VII Encontro da Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (RedeAPLmineral), que não possui fins lucrativos e é responsável pela divulgação e disseminação de informações da cadeia produtiva do setor mineral.
Os eventos contam com a participação e o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério das Minas e Energia (MME), Centro de Tecnologia em Mineração (Cetem), Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Sedes), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (Iema), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Sindirochas, Centrorochas, entre outros.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume
(27) 3636-2591/9977-1012/9844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteEs
Twitter: @meioambientees