02/09/2009 14h09 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Uso público das Unidades de Conservação entra em debate nesta sexta (04)

A utilização pública das Unidades de Conservação (UCs) estaduais e municipais será debatida, nesta sexta-feira (04), no auditório Paulo Cesar Vinha, no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em Cariacica. Como exemplo, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), André Ilha, apresentará as experiências de sucesso do Estado carioca.

O evento, que começa às 9 horas, vai contar também com a apresentação do gerente do Núcleo Friburgo do Parque Estadual dos Três Picos, Sergio Poiares. Ele vai expor as UCs cariocas, que oferecem oportunidades de laser e práticas de esportes de aventura, sem esquecer os cuidados com a preservação ambiental.

De acordo com o gerente de Recursos Naturais do Iema, Marcos Sossai, é fundamental que os gestores de parques capixabas tenham contato com os avanços e práticas já existentes em outros estados brasileiros. “A questão da utilização pública nas unidades de conservação já está bem avançada no Rio de Janeiro, principalmente na Serra da Tiririca e Pedra Branca”, ressalta.

A programação, pela manhã, contará com as palestras, debates e discussões para gestores de Unidades de Conservação estaduais e municipais, servidores do Iema, e secretários de Meio Ambiente dos municípios que possuem unidades com potencial para o uso público, além de convidados. Já na parte da tarde, a programação se restringe aos gestores com discussões temáticas direcionadas ao meio ambiente no Espírito Santo.

Programação:

– Uso Público das Unidades de Conservação:

Sexta-feira - 04 de setembro de 2009

09 horas: Palestra do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) - André Ilha
10h30: Coffe Breack
10h45: Palestra do gerente do Núcleo Friburgo do Parque Estadual dos Três Picos, Sergio Poiares
12 horas: Perguntas e Debates
12h30: Almoço
14 horas: Discussões temáticas com gestores
15h30: Coffe Break
15h45: Discussões temáticas com gestores - direcionamento sobre como o Estado do Espírito Santo pode avançar em direção ao Uso Público de UCs.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein