Governo do Estado do Espírito Santo
04/09/2009 13h17 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Trilhas e passeios ecológicos nos parques estaduais durante o feriadão

Para os que pretendem aproveitar o feriado dos dias 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, e 8, aniversário da cidade de Vitória, curtindo a natureza, os parques estaduais são uma ótima opção de lazer ecológico em família, tanto para os que curtem as praias quanto para aqueles que não dispensam uma caminhada nas montanhas.

Localizado no Norte do Espírito Santo, próximo à Vila de Itaúnas, no município de Conceição da Barra, o Parque Estadual de Itaúnas, oferece paisagem paradisíaca com variedade de ambientes como a Mata de Tabuleiro, as dunas e o mangue. As principais trilhas utilizadas são: Buraco do Bicho, dos Pescadores, das Ruínas, Tamandaré e do Alméscar. A lista de espécies de mamíferos apresentada também é diversificada, sendo confirmada a presença de 29 espécies.

O Parque Estadual Paulo César Vinha é outra opção de turismo no litoral do Espírito Santo. Com cerca de 1.500 hectares, ele fica localizado no município de Guarapari, na região Sul. Com lagoas, lagunas e alagados, o parque abriga espécies ameaçadas de extinção como o gato-do-mato e o ouriço-preto. A visita é feita à pé, em um trajeto de 2,5 Km da sede até a Lagoa de Caraís, sua principal atração.
Para um banho de cachoeira, a dica é uma visita ao Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, que comemorou 25 anos no dia 24 de agosto. Localizado em Alegre, sua principal característica é a paisagem exuberante da própria queda d’água de 144 metros de altura, formada pelo Rio Braço Norte Direito do Rio de Itapemirim. As s trilhas que dão acesso à Cachoeira são curtas e de fácil percurso.

Também no Sul do Estado, no município de Castelo, o Parque Estadual de Forno Grande recebeu este nome por causa do Pico do Forno Grande, formação que se assemelha aos antigos fornos utilizados pelos colonos italianos para assarem pão. O relevo é seu grande atrativo, já que lá se encontra o segundo local mais alto do Estado do Espírito Santo, ficando abaixo apenas do Pico da Bandeira, localizado no Parque Nacional do Caparaó.

Já na região das Montanhas, as formações rochosas Pedra das Flores e, unidas, a Pedra Azul e a do Lagarto, compõem o cenário de um dos cartões-postais do Espírito Santo e estão localizadas no Parque Estadual de Pedra Azul, no município de Domingos Martins. Durante o passeio, ainda é possível avistar animais como o macaco prego, o tamanduá-de-colete, a jaguatirica, entre outras espécies.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 9844-4831 / 3136 - 3491
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard