Três pessoas foram presas em flagrante por realizarem extração ilegal de areia na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, no município de Guarapari, na madrugada desta quarta-feira (18), em uma operação conjunta entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Também foram apreendidos um caminhão basculante e um reboque. Os dois veículos estavam carregados de areia. Os homens, que eram moradores da região de Setiba, tentaram fugir mas foram perseguidos e presos.
Eles foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha, e só serão liberados sob pagamento de fiança. A multa aplicada pelo Ibama pela extração ilegal de areia foi de R$ 5 mil.
O flagrante aconteceu próximo a um dos quatro pontos de extração localizados pelo Iema durante a operação. Na região da APA de Setiba foram identificados taludes, ocasionados pela atividade ilegal, de aproximadamente três metros de altura.
Divulgação
O caminhão, que estava carregado, foi apreendido durante a operação.
A areia encontrada nos veículos foi depositada pelo Iema em um local próximo aonde a extração era feita. Os veículos apreendidos foram encaminhados para o pátio credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) em Guarapari.
O Iema tem realizado a fiscalização da área durante o dia e à noite e denúncias podem ser feitas pelo telefone (27) 3136-3492.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein / Amanda Amaral
(27) 3136-3491/ 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com