19/06/2015 12h21 - Atualizado em 05/10/2016 17h36

Técnicos preparam debate do Programa Estadual de Educação Ambiental

Técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e das secretarias de Estado da Educação (Sedu) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) finalizaram, nessa quinta-feira (18), a reunião preparatória para a elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental do Espírito Santo. O evento foi realizado no auditório da Sedu.

Na abertura dos trabalho, na última quarta-feira (17), o assessor de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, João Paulo Derocy Cêpa, abordou o desafio de se construir uma proposta que contemple todo o Espírito Santo em suas necessidades específicas.

“Um grupo irá articular seminários regionais e oficinas em vários municípios do Estado. Será desafiador, pois eles vão se deparar com diferentes contextos socioeconômicos, especificidades, comunidades e modos de vida que precisam ser considerados para construir a proposta. É uma inovação para a Educação Ambiental, na medida em que formaremos redes dialógicas com órgãos públicos, membros da sociedade civil e organizações governamentais para enriquecer o nosso produto final”, destacou.

Os presentes receberam exemplares do Caderno de Referências, com as bases teóricas para a elaboração do documento final. Na parte da tarde, divididos em grupo, foram planejadas as primeiras estratégias de mobilizações regionais, as ações de logística para as oficinas e seminários. Além disso, foi feito um levantamento de possibilidades de organização do trabalho local. Esse produto final foi socializado e discutido entre os grupos.

O Programa Estadual está convidando a sociedade para discutir suas propostas. O gerente de Educação Ambiental do Iema, Chander Rian de Castro Freitas, falou sobre a importância dessa ação. “Convidar a sociedade para debater o programa dá a legitimidade necessária para que ele dê certo. É uma metodologia diferente daquela utilizada em outros Estados, onde a construção acabou ficando restrita apenas aos órgãos públicos de educação e de meio ambiente. Estamos inovando ao ampliar a discussão sobre uma política pública sobre Educação Ambiental”, finalizou.

Um evento de mobilização para adesão das secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente ao Programa Estadual de Educação Ambiental está agendado para o próximo dia 23 de junho. Na ocasião, estarão presentes os secretários de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e o de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, a diretora presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sueli Passoni Tonini.

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7707