06/01/2012 15h46 - Atualizado em 05/10/2016 17h14

Teatro sobre preservação ambiental é atração na tenda do Iema

Neste final de semana haverá mais diversão e conscientização ambiental no litoral capixaba. No sábado (07), é a vez da Praia da Costa, em Vila Velha, receber a tenda da campanha “Cuidar da Natureza é a Nossa Praia”, promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) como parte integrante da Temporada de Verão do Governo do Estado.

No domingo (08), a ação será realizada na praia de Piúma, na Região Sul do Espírito Santo. Ambas as ações serão realizadas das 9h30min às 12h30min com entrada é gratuita. Na manhã desta sexta-feira (06), aproximadamente 300 banhistas assistiram à peça “Amigos da Praia”, na Praia de Castelhanos, em Anchieta. O teatro é uma das ações da campanha.

Os personagens Tarta, Guru, Jacke e Zé Mané, que representam, respectivamente, uma tartaruga marinha, um guruçá, a vegetação de restinga e um banhista mal educado deram várias dicas a adultos e crianças sobre como manter a praia agradável e a importância de boas práticas como, por exemplo, não jogar lixo na areia e não levar animais para a praia.

Adriana Moreira Maciel

Também houve distribuição de brindes durante a ação.

Três chuveiros ecológicos, que utlizam água do lençol freático, foram colocados ao lado do espaço e agradaram aos presentes. Para utilizá-los, o próprio banhista realiza o bombeamento manual de forma fácil e prática ajudando a poupar água.

Adriana Moreira Maciel

A água dos chuveiros ecológicos refrescou os banhistas.

A assistente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anchieta, Ana das Graças Machado, esteve no local e aprovou a iniciativa. “Esse contato direto com o público é muito interessante e traz mais resultado. É uma ação que diverte e educa ao mesmo tempo”, contou. Já a turista mineira, Jane Silveira, achou ótima a forma de conscientizar, principalmente as crianças.

A Nossa Praia
Os personagens do guruçá, tartaruga marinha, estrela do mar são os mascotes da campanha, cujas informações estão disponíveis no site www.anossapraia.com.br. Neste endereço eletrônico, é possível acompanhar a programação das tendas, obter dicas para preservação ambiental das praias e verificar a condição da qualidade das águas dos 82 pontos monitorados pelo Iema por meio do Programa de Balneabilidade.

Programação*:
Sábado (07) – Praia da Costa, Vila Velha. Próximo à Curva da Sereia.
Domingo (08) – Praia de Piúma, em frente à Praça da Carmem.
Dia 13/01 – Praia das Castanheiras, Guarapari
Dia 14 e 15/01 – Guriri, São Mateus
Dia 20/01 – Jacaraípe, Serra
Dia 21/01 – Manguinhos, Serra
Dia 22/01 – Itaparica, Vila Velha
Dia 27/01 – Piúma
Dia 28/01 – Castelhanos, Anchieta
Dia 29/01 – Praia do Morro, Guarapari
Dia 03/02 – Praia das Castanheiras, Guarapari
Dia 04/02 – Praia da Costa, Vila Velha
Dia 05/02 – Curva da Jurema, Vitória
Dia 10/02 – Praia das Castanheiras, Guarapari
Dia 11/02 – Itaparica, Vila Velha
Dia 12/02 – Curva da Jurema, Vitória

*Sujeita a alterações devido às condições do tempo.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral