07/07/2010 10h32 - Atualizado em 05/10/2016 17h07

Sociedade capixaba debate sobre destino de resíduos sólidos nesta quinta (08)

Acontecem, nesta quinta (08) e sexta-feira (09), as primeiras reuniões dos subcomitês de resíduos focados em atividades geradoras, que fazem parte do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos no Espírito Santo (Cogeres). As reuniões são abertas à população, para que os capixabas possam conhecer a estrutura e o funcionamento da política do Comitê. Os encontros serão realizados na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a partir das 14 horas.

A finalidade da política do Cogeres é assegurar o uso adequado dos recursos ambientais no Estado, contribuindo para a redução, o reaproveitamento e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. Os encontros têm o objetivo de apresentar os participantes dos subcomitês, assim como, levantar os possíveis pontos a serem trabalhados, definir as formas e condução dos mesmos, estabelecer prioridades, dividir tarefas entre outros.

A primeira reunião será do Subcomitê de Resíduos de Base Tecnológica, na quinta-feira (08), no auditório Paulo Cesar Vinha. Na sexta (09), ocorre o encontro do Subcomitê de Resíduos de Saneamento, no Polo de Educação Ambiental, ambos localizados no Iema. Os próximos encontros também já estão agendados e os interessados podem se cadastrar na rede capixaba de resíduos pelo site www.pcmr.org.br

Ao todo, são oito subcomitês focados em atividades geradoras: Resíduos de Saneamento, Construção Civil, Serviços de Saúde, Urbanos, Atividades do Agronegócio, Atividades Industriais, Mineração e Produção Tecnológica, além de seis comitês regionais em todo o Estado.

Também integram as ações do Cogeres, o debate sobre formas de incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas e associações de catadores de materiais reaproveitáveis, de incentivos econômicos que estimulem práticas de prevenção da poluição e minimização dos resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas e/ou contaminadas, certificação ambiental de produtos e serviços relacionados a resíduos sólidos, dentre outras.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein