15/10/2012 11h51 - Atualizado em 05/10/2016 17h25

Seminários do Ecoar apresentam projetos desenvolvidos em 19 municípios

Os professores e gestores capacitados pelo Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar) apresentarão, entre os dias 16 e 19 de outubro, programas em desenvolvimento nos municípios a partir das atividades de Educação Ambiental promovidas pelo projeto.

As apresentações serão feitas durante os Seminários Regionais que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promoverá, durante quatro dias, de acordo com as Ecoáreas em que os municípios foram divididos.

Nesta terça-feira (16), o seminário será em Laranja da Terra, para a Ecoárea Saíra Apunhalada. Na quarta-feira (17), o seminário chegará a Montanha, e abrangerá a Ecoárea Córrego do Veado; na quinta-feira (18), será a vez da Ecoárea Caparaó Sul, com realização do seminário em Divino de São Lourenço, que também abrigará o seminário da Ecoárea Caparaó das Águas, na sexta-feira (19).

O gerente de Educação Ambiental do Iema, Chander Freitas, explica que, além de os municípios apresentarem os trabalhos que tem realizado, os seminários regionais são uma boa ocasião para a troca de experiências. “Cada município trabalha de acordo com suas necessidades, e nesses seminários os participantes encontram oportunidades de conhecer outras realidades, de realizar intercâmbios. Além disso, o Iema levará, para cada seminário regional, uma palestra adequada às condições específicas de cada região. Podemos considerar esses seminários regionais como uma preparação para o Seminário Estadual do Projeto Ecoar, que o Iema promoverá em novembro”, explicou.

Cada seminário regional terá representantes de cada município que compõem a Ecoárea e, além das apresentações dos projetos, contará com palestras, apresentações culturais, apresentação das cartas de responsabilidades dos municípios, debates e outras atividades de integração.

Programação dos Seminários e municípios participantes por Ecoárea

- Terça-feira (16) - Seminário Regional da Ecoárea Saíra Apunhalada
Municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo e Laranja da Terra
Local: CRAS Municipal de Laranja da Terra

- Quarta-feira (17) – Seminário Regional da Ecoárea Córrego do Veado
Municípios: Boa Esperança, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo
Local: Teatro Municipal de Montanha

- Quinta-feira (18) – Seminário Regional da Ecoárea Caparaó Sul
Municípios: Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, São José do Calçado e Jerônimo Monteiro.
Local: Pólo de Educação Ambiental, Distrito de Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço

- Sexta-feira (19) Seminário Regional da Ecoárea Caparaó das Águas
Municípios: Ibitirama, Muniz Freire, Ibatiba, Irupi e Iúna.
Horário: das 8h às 16h30

Assessoria de Comunicação Seama / Iema