23/11/2011 09h24 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Seminários divulgam ações de educação ambiental realizadas no Estado

O município de Venda Nova do Imigrante receberá, nesta quinta-feira (24), os seminários do projeto Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), organizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). No evento, serão apresentadas as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelos participantes da Ecoárea Pedra Azul.

A Ecoárea Pedra Azul abrange também Marechal Floriano, Domingos Martins, Viana e Alfredo Chaves. Entre os participantes estão gestores das secretarias municipais e dos Parques Estaduais Cachoeira da Fumaça (PECF) e Pedra Azul (Pepaz); representantes do Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica Guaçu-Virá, além de professores de 16 escolas.

No evento, será ministrada a palestra “Sustentabilidade em Debate” e serão realizadas diversas atividades culturais, tais como danças, teatro e apresentação de coral - todas produzidas por instituições de ensino que compõem a Ecoárea Pedra Azul.

Seminários regionais

No total, cinco seminários regionais do Ecoar serão realizados. O objetivo é apresentar os resultados gerados pelos workshops realizados desde o mês de agosto com as Ecoáreas do Grupo Unidades - que representa a segunda fase do projeto e está sendo executada pelo Instituto Ecos com patrocínio da Arcelor Mittal.

Além de Pedra Azul, as outras Ecoáreas que realizarão estes encontros são: Cricaré-Cotaxé, Jequitibá Rosa, Pontões Capixabas e Parque de Itaúnas. Também está previsto para dezembro um seminário estadual de Educação Ambiental que envolverá representantes da primeira e segunda fase do Ecoar. Já a terceira fase tem previsão de início no primeiro semestre de 2012.

O projeto do Iema visa incentivar a promoção de ações de Educação Ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), com a participação dos Comitês de Bacia, Conselhos de Unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais. O Ecoar incentiva e promove a conscientização ambiental em todo o Espírito Santo, em cumprimento à Política Estadual de Educação Ambiental.

Serviço:

Quinta-feira (24)
Seminário Regional Ecoárea Pedra Azul
Local: Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Venda Nova do Imigrante. Av. Elizabeth Minete Perim, bairro São Rafael. Ao lado do Centro de Eventos Polentão.

Programação:
8h30min - Exposição dos projetos elaborados pelas escolas com intervenção na comunidade.
10 horas – Mesa redonda “Sustentabilidade em Debate”.
Palestrantes: Marcos Sathler, educador ambiental e coordenador de curso do Ifes de Alegre e Henrique Lorenzon, secretário municipal de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante.
12 horas – Almoço.
13h30min - Sessão Coordenada: apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas 16 escolas da Ecoárea Pedra Azul. Apresentações culturais (dança, teatro e coral).

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral