14/09/2010 19h41 - Atualizado em 05/10/2016 17h08

Seminário sobre Resíduos Sólidos continua nesta quarta (15)

Nesta terça (14), teve início o VI Seminário de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, evento que visa discutir a situação dos resíduos sólidos no Brasil, assim como seu uso sustentável como matéria prima de outros produtos. O seminário, que contou com a participação de palestrantes como o Prof. Dr. Sabetai Calderoni, autor do livro “Os bilhões perdidos no lixo”, e também de Márcio Quintino, da Phillips do Brasil, que discutiu a “Logística Reversa na Phillips do Brasil”, foi realizado durante todo o dia no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, ressalta que ainda é preciso avançar muito, mas que o Estado também possui motivos para comemorar. ”A participação da sociedade por meio do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos no ES (Cogeres), formado por 72 instituições, é inédita no País e evita a ruptura de projetos importantes em prol da gestão ambiental. Além disso, evoluímos a forma de pensar o resíduo. Temos um Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis e uma Política Estadual de Resíduos Sólidos e não queremos apenas o descarte mais adequado, mas destinar o resíduo como matéria prima para gerar emprego e renda”, disse.

Programação desta quarta (15)

Paralelo ao Seminário ocorrerá nesta quarta (15), às 9 horas, o V Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, quando estará em debate as políticas locais para a gestão adequada dos Resíduos Sólidos.

Na programação serão discutidos temas como os avanços da Política Estadual de Resíduos Sólidos, apresentado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), o papel do Ministério Público do Estado no contexto da gestão dos resíduos e também os relatos das experiências municipais de Alegre, Guarapari e Pinheiros com relação ao sistema de gerenciamento e gestão de resíduos sólidos de cada região.

Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e do Centro Educacional Primeiro Mundo também terão seu espaço para discutir a questão do resíduo sólido e econegócio. Durante a tarde, a partir das 14 horas, eles apresentarão os projetos desenvolvidos em cada uma das instituições sobre reciclagem e resíduos sólidos.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein