14/12/2009 14h35 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Seminário do projeto Ecoar reúne grandes nomes da Educação Ambiental

Com a proposta de reunir seus participantes e os integrar a outros membros da sociedade envolvidos com questões de educação ambiental, acontece, nesta terça-feira (15), o 1º Seminário de Educação Ambiental do Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar). O evento tem início, às 9 horas, no Centro de Convenções de Vitória, e conta com palestras do antropólogo Sebastião Rocha, o Tião Rocha, e do educador ambiental Marco Sorrentino.

O 1º Seminário de Educação Ambiental do Projeto Ecoar é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Estarão presentes na cerimônia de abertura a secretaria de Estado de Meio Ambiente, Maria da Glória Brito Abaurre, e o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Claudison Rodrigues de Vasconcellos. Durante o evento serão apresentados os resultados alcançados e as expectativas em relação ao projeto Ecoar.

Entre os destaques do evento estão as palestras de educadores ambientais renomados no País como o antropólogo Tião Rocha, criador da ONG Centro Popular de Cultura de Desenvolvimento (CPCD), de Belo Horizonte, que tem como missão promover a educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da valorização da cultura. Além dele, o ex-diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, irá falar sobre como o projeto de educação ambiental dentro de escolas pode influenciar comunidades.

Setenta e cincos projetos já foram desenvolvidos a partir dos encontros do Projeto Ecoar. Um deles é o Centro Municipal de Educação Agrícola, no município de Vila Pavão, que com o tema “Comunidade e Escolas comprometidos com o ambiente” busca estimular o desenvolvimento de ações de conscientização para a recuperação de áreas degradadas e de nascentes.

Além de ações desenvolvidas por meio do projeto, será apresentado no seminário, junto com os resultados de 2009, um vídeo que irá demonstrar as ações do Ecoar no ano de 2009.

Projeto Ecoar

Descentralizar as ações de educação ambiental no estado e promover a cidadania, a melhoria da qualidade ambiental e a sustentabilidade das comunidades. Estas são as metas do Projeto Ecoar, que trabalha a capacitação na área ambiental de profissionais da educação do Ensino Fundamental da rede pública e de gestores ambientais municipais, como secretários de Meio Ambiente, Saúde, Educação e de Agricultura.

Mais informações na Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente pelo telefone: (27)3136 – 3515.

9 horas - Abertura oficial com a presença de autoridades
9h30 - Apresentação do vídeo do projeto, da síntese e dos resultados alcançados no ano de 2009 pelo Projeto Ecoar
10 horas - Coffe Break
10h30 - Palestra: “Educação Ambiental: Possibilidades de transformação da realidade local” - Educador Ambiental Marcos Sorrentino – PhD em Psicologia Social.
12 horas - Debate
12h30 – Almoço - gratuito e servido no local do evento
14 horas - Reinício
14h15 - Apresentação Cultural
14h30 – Palestra: “O papel da escola na transformação da realidade das comunidades: a Educação Ambiental como ponto de partida” – Educador Popular, Folclorista e Antropólogo Sebastião Rocha.
16 horas – Debate
16h30 - Fechamento do dia com mensagem e Coffe break