O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado neste domingo (05), mas durante toda esta semana a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) prepararam uma programação especial, que inclui atividades nos Parques Estaduais, um novo evento para a entrega de cheques do programa Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o lançamento do Prêmio Ecologia 2011, entre outras atividades.
No Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), localizado em Alegre, o destaque da Semana Estadual do Meio Ambiente serão as atividades com a temática ambiental desenvolvidas com estudantes de escolas dos municípios de Ibitirama, Divino de São Lourenço e Alegre.
No Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari, as comemorações terão início na segunda-feira (13). Alunos de seis instituições de ensino, da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental das comunidades de Una, Palmeiras, Laje das Pedras e Lagoa Dourada e da APAE de Guarapari serão beneficiadas. A programação conta com uma dinâmica sobre o lixo e o meio ambiente, passeios de trilha com exposição de esculturas de animais em argila, distribuição de brindes do Parque, apresentação de peça teatral, Contação de Histórias e oficina de artesanato com garrafas de plástico, papelão e E.V.A..
Prêmio Ecologia
Na quarta-feira (08), o Governo do Estado, por meio da Seama e do Iema, lança a XI edição do Prêmio Ecologia, que visa a reconhecer e incentivar a produção de projetos e pesquisas na área ambiental. O evento será realizado Parque Botânico do Vale, às 19h30. Na ocasião, será divulgado o regulamento do concurso, com as regras e prazos para participação dos interessados.
Ainda na quarta-feira (08), no município de Afonso Cláudio, os produtores rurais com propriedades localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, participam da cerimônia de entrega de cheques do programa Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Eles passam ser reconhecidos pelo Governo do Estado por preservarem florestas importantes para a questão da água. O evento conta com a palestra “O Valor que a Mata Tem”, com o analista ambiental do Iema José de Aquino Machado, e com a apresentação do técnico do Ibio Thiago Belote sobre a aplicação do PSA na Bacia do Rio Guandu.
No mesmo dia, em São Mateus, será realizada uma nova etapa do curso sobre licenças ambientais de atividades de impacto local. Gestores e técnicos de secretarias municipais de Meio Ambiente irão receber capacitação para o licenciamento de empreendimentos que emitem efluentes oleosos, principalmente, oficinas mecânicas, postos de combustíveis e lavadores automotivos.
Na quinta-feira (09), será realizada em Cachoeiro de Itapemirim a primeira edição do seminário “Enchentes e Catástrofe na Bacia do Rio Itapemirim”. Palestras, mesa redonda e a organização de uma carta da proposta de contingenciamento de enchentes na Bacia fazem parte da programação. O seminário é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim e da Associação dos Amigos da Bacia do Rio Itapemirim e conta com parceria do Iema.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes
meioambiente.es@gmail.com