09/06/2010 14h48 - Atualizado em 05/10/2016 17h07

Seag entrega motoniveladoras à prefeituras nesta quinta-feira (10)

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realiza, nesta quinta-feira (10), a entrega de nove motoniveladoras às prefeituras de São Mateus, Sooretama, Alto Rio Novo, Colatina, Fundão, Ibitirama, Laranja da Terra, Marataízes, e Venda Nova do Imigrante.

As máquinas foram adquiridas pelo Governo do Estado com recursos do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos. Ao todo, foram investidos R$ 3.841 milhões.

A entrega acontece durante a solenidade de abertura da Feira Estadual do Agroturismo – “Sabores da Terra”, às 19 horas, na Praça do Papa, em Vitória, com as presenças do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, dos prefeitos municipais que vão receber os equipamentos e demais autoridades e lideranças.

O repasse das motoniveladoras faz parte das ações do Programa de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais, iniciado pela Seag neste ano. Com investimentos de R$ 35 milhões, ao todo, serão repassados 118 equipamentos (retroescavadeiras, caminhões pipa, caminhões basculante, motoniveladoras, rolos compactadores e pá-carregadeiras) a 70 municípios.

Além das máquinas, o trabalho compreende ainda a construção de 11 barragens para uso coletivo e 15 mil caixas secas por ano, ao longo de 300 quilômetros de estradas rurais, e o reflorestamento de mil hectares em 450 propriedades demonstrativas. Estas ações serão realizadas em conjunto com as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), prefeituras, Ministério Público e iniciativa privada.

Para recebimento das máquinas e caminhões, as prefeituras assinam junto à Seama um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), que estabelece normas para o uso das máquinas e implementos visando à redução dos impactos ao meio ambiente das atividades e obras a serem executadas.

Gerência de Informação e Análise da Seag
Léo Júnior