06/03/2009 08h14 - Atualizado em 05/10/2016 16h53

Seag e Seama apresentam programas ambientais à Aracruz Celulose

Os secretários de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), César Colnago, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Maria da Gloria Brito Abaurre, estiveram, na manhã desta quinta-feira (05), na empresa Aracruz Celulose, onde apresentaram os principais programas ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Na ocasião, os secretários descreveram as principais ações de sete grandes programas: Corredores Ecológicos, Produtores de Água, Florestas para a Vida, Extensão Ambiental, Adequação de Propriedades Rurais, Floresta Piloto e Olhos D´Água. Além de tornar conhecidas as iniciativas do Governo na área ambiental, a visita também tem como objetivo buscar parcerias com o setor privado. Também estiveram presentes o futuro secretário da Agricultura, Ricardo Santos e o diretor de Operações da empresa, Walter Lídio Nunes, além de representantes do setor agro-ambiental.

Segundo a secretária Maria da Gloria, um dos grandes desafios do Estado é aumentar a cobertura florestal, hoje com cerca de 10%, para 16% até 2025, conforme prevê o Plano 2025. “Para alcançar essa meta precisamos integrar todas as ações que vem sendo desenvolvidas por várias instituições, públicas e privadas. E neste caso, se insere a Aracruz Celulose que com sua expertise na área florestal, poderá contribuir significativamente para alcançarmos essa meta”.

Para o secretário César Colnago, a articulação entre o público e privado é fundamental. “É necessário fortalecer cada vez mais a integração de projetos e ações das diversas instituições. A Aracruz já é nossa parceira e sua colaboração sempre será muito bem-vinda. Todos sabem que não se produz se recursos naturais, por isso iniciativas como essas têm grande visibilidade e começam a mudar a realidade de cobertura florestal capixaba”, afirmou.

“Vemos esses programas como de extrema importância, já que nós da Aracruz somos a maior empresa do Estado em termos de silvicultura, portanto temos integrada à atividade econômica uma grande quantidade de áreas sob proteção ambiental. Podemos integrar as nossas iniciativas, sob o ponto de vista privado, com as iniciativas públicas que o Governo está tomando nessa área tão importante”, explica o diretor de Operações da empresa, Walter Lídio Nunes.

A diretoria da empresa ficou de analisar e decidir internamente a participação da Aracruz Celulose em outros programas ambientais do Governo Estadual, além do Adequação de Propriedades Rurais.

Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Luana Rebouças – (27) 3136-3491/ 9900-0545