24/04/2009 11h06 - Atualizado em 05/10/2016 16h54

Seag avalia resultados agroambientais na bacia do rio Santa Maria do Doce

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), participa, nesta sexta-feira (24), da avaliação dos resultados da Unidade Demonstrativa de Produção de Água e Conservação do Solo implantada em abril de 2008, na bacia hidrográfica do rio Santa Maria do Doce. O evento acontece, a partir das 8h30, no salão comunitário do distrito de Alto Santa Julia, no município de São Roque do Canaã.

Participam do evento o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), Ricardo Santos, técnicos do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Guerino Balestrassi e o diretor de Crédito e Fomento da instituição, José Antonio Bof Buffon, além de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Santa Maria e Doce, além da Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã.

Serão avaliados os resultados da Unidade Demonstrativa de Produção de Água e Conservação do Solo como a implantação de uma microbacia hidrográfica de 300 hectares no rio Santa Julia, localizada na comunidade Alto Santa Julia, em São Roque do Canaã; a adequação ambiental de 10km de estradas cujas obras foram realizadas incluindo a construção de 530 caixas secas, utilizadas para aproveitamento das águas da chuva e para evitar a erosão do solo; e o reflorestamento e o monitoramento de nascentes no município.

Após a apresentação dos resultados acontece um debate com os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Santa Maria do Doce, composto pelo poder público, usuários, secretarias de Saneamento de Santa Teresa, de São Roque do Canaã e de Colatina, produtores rurais e associações comunitárias para definir o que vai ser feito a partir dos resultados da Unidade Demonstrativa. Logo após, haverá a eleição para uma nova composição de membros do Comitê.

8h30 – Inscrição de participantes e café da manhã

9horas - 1° palestra – Avaliação dos resultados da Unidade Demonstrativa de Produção de Água e Conservação do Solo.
Palestrante - Aliamar Comério – Engenheiro agrônomo, extensionista do Incaper

9h45 - Depoimento da Associação dos Produtores Rurais de Alto Santa Julia - Srs. Elias Cassimiro Moreira e José Braz Guisolfi

12horas - 2° palestra – Lei dos Recursos Hídricos e a Produção Agropecuária. Palestrante - Ricardo Alcântara Valory – Engenheiro agrônomo do Iema
Cláudio Marino Massa – Engenheiro florestal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf)