15/07/2013 06h20 - Atualizado em 05/10/2016 17h28

Regiões Sul e Serrana realizam a IV Conferência Regional de Meio Ambiente

As regiões Sul e Serrana abriram as discussões sobre o tema “Resíduos Sólidos”, da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. O evento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) aconteceu no município de Cachoeiro de Itapemirim, nesse sábado (13) e contou com a participação de mais de 150 representantes da sociedade civil e entidades pública e privada.

Ainda na ocasião, os participantes da Conferência elegeram vinte propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Meio Ambiente, no mês de setembro e elegeram 37 delegados que irão representar as propostas priorizadas pela população durante o encontro regional Sul e Serrana.

Entre as ações mais votadas pelos conferencistas estavam a implantação da coleta seletiva nos municípios em parceria com a comunidade, da política de logística reversa de materiais como baterias, capacitação de catadores e incentivo e apoio às novas associações de catadores.

O evento tem como objetivo estimular o diálogo entre os segmentos sociais ligados ao assunto, construir planos e projetos municipais de resíduos sólidos, criar estratégia para novos padrões de consumo por meio da educação ambiental, além de criar propostas concretas para o fim dos lixões e disseminar técnicas científicas sobre resíduos.

“Uma das nossas prioridades para a secretaria de Meio Ambiente e para o Governo do Estado é acabar com os lixões no Espírito Santo e tornar o recolhimento de resíduos uma atividade digna e rentável para quem faz essa coleta”, disse a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel.

Conferência Nacional

O Ministério de Meio Ambiente já realizou três Conferências Nacionais (2003, 2005 e 2008). Este será o quarto fórum sobre o meio ambiente e tem como desafio contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base em três eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; e geração de emprego e renda.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral/Mariana Salume
(27) 9977-1012/3636-2591 meioambiente.es@gmail.com