29/07/2013 07h46 - Atualizado em 05/10/2016 17h28

Região Metropolitana discute resíduos sólidos na IV Conferência Regional de Meio Ambiente

Foi realizada neste sábado (27), a terceira etapa das Conferências Regionais de Meio Ambiente, sobre Resíduos Sólidos. Desta vez 13 municípios da região metropolitana estendida debateram sobre o assunto. A Conferência é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para uma discussão prévia para a etapa estadual, marcada para os dias 04 e 05 de setembro. O objetivo dos encontros é fazer o levantamento de propostas para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Ainda na ocasião, os participantes da Conferência elegeram 20 propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Meio Ambiente, no mês de setembro e nomearam 78 delegados que irão representar as propostas priorizadas pela população durante o encontro da região metropolitana estendida.

Entre as ações mais votadas pelos conferencistas estava a implantação de leis de incentivo para os catadores, como o “Bolsa Lixo” (uma quantia paga pelas empresas incentivando a logística reversa dos produtos), o apoio às novas associações de catadores e a estruturação e integração dos projetos já existentes.

Para o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anama), Aladin Cerqueira, as mudanças ambientais necessárias não dependem apenas de uma parte da sociedade, sendo ela pública ou civil. “Quem faz a qualidade ambiental é toda a sociedade”, afirmou.

O evento tem como objetivo estimular o diálogo entre os segmentos sociais ligados ao assunto, construir planos e projetos municipais de resíduos sólidos, criar estratégia para novos padrões de consumo por meio da educação ambiental, além de criar propostas concretas para o fim dos lixões e disseminar técnicas científicas sobre resíduos.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, questionou aos conferencistas como a sociedade de modo geral trata a destinação de resíduos sólidos e como este tema pode gerar uma nova cadeia produtiva de inserção social. “Vivemos em um mundo feito do novo, de mudanças a todo o momento e fazer diferente é a nossa meta, pois o nosso desafio é o novo. Vivemos em uma sociedade em que 80% da população reside em área urbana, grande produtora de resíduos sólidos. Precisamos criar uma nova cadeia geradora de emprego e renda para os catadores e toda a população precisa estar envolvida na coleta e destinação de resíduos sólidos”, ressaltou a secretária.

Serviço:
Região Norte
Sede: São Mateus.
Local: Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Ceunes/Ufes ( Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, São Mateus).
Data: 03 de agosto.
Horário: 8 horas.
Municipios: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pedro Canário, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo São Mateus, Sooretama, Vila Pavão, Rio Bananal e Linhares.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral/Mariana Salume (27) 9977-1012/3636-2591 meioambiente.es@gmail.com