10/12/2009 17h06 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Qualidade dos projetos é destaque na entrega do Prêmio Ecologia

Entre os 350 projetos inscritos na 9ª edição do Prêmio Ecologia, 20 tiveram papel de destaque na solenidade de premiação, que aconteceu nesta quinta-feira (10), no Palácio Anchieta, com a presença do governador Paulo Hartung, da secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, e da Diretora Presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini.

Na solenidade, os dez vencedores foram premiados com câmeras fotográficas digitais e notebooks e outros dez receberam menção honrosa pelos projetos. Segundo a secretária Maria da Glória, foi significativa a qualidade dos trabalhos inscritos nesta edição do prêmio.

“O Espírito Santo tem sido referência em algumas ações de proteção ambiental, em especial em relação ao Pagamento por Serviços Ambientais. O que buscamos é qualidade de vida para todos e, por isso, ficamos muito felizes com o conteúdo e com o número de trabalhos apresentados nesta edição do Prêmio Ecologia.”

Ela ressaltou também a importância da participação da sociedade. “Isso é uma prova de que, cada vez mais, as pessoas estão percebendo e trabalhando para um futuro sustentável. Estamos vivendo eventos extremos, como cheias e chuvas fortes. Uma demonstração de que estamos em um caminho que precisa mudar e isso não é um compromisso só do Governo, mas de todos nós.”

O evento ainda contou com uma exposição com as fotografias e desenhos que concorreram ao prêmio e apresentação de crianças e adolescentes do “Grupo Cultural de Percussão”.

O governador Paulo Hartung parabenizou todos aqueles que se inscreveram no Prêmio Ecologia pela atitude em participar do concurso e pela sensibilidade em relação ao tema Meio Ambiente. “Os governos sozinhos não dão conta de tudo. É preciso do envolvimento da sociedade, do cidadão, é preciso que tenhamos consciência coletiva e individual para melhorar a vida no lugar onde vivemos e no planeta de um modo geral. Esse prêmio é uma forma de valorizar a atitude de todos que, de alguma forma, trabalham e se mobilizam em prol do meio ambiente”, afirmou.

Hartung ressaltou que a entrega do Prêmio Ecologia este ano acontece em um momento importante para o meio ambiente mundial. Isso porque está sendo realizada, até o próximo dia 18, em Copenhague, capital da Dinamarca, a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP15. O principal assunto do encontro é o aquecimento global. A ideia central é encontrar um meio de conciliar progresso e meio ambiente.

O governador também lembrou que este ano acumula um acervo de conquistas extraordinárias para o meio ambiente estadual. Hartung destacou a criação do Fundágua e do projeto Produtores de Água, que utiliza dinheiro de royalties de petróleo e gás para remunerar proprietários rurais que têm áreas preservadas de florestas em áreas estratégicas para proteção de corpos hídricos.

Hartung ressaltou que o pagamento por serviços ambientais é uma inovação que contribui para a preservação do meio ambiente no Estado. "Estamos remunerando o pequeno produtor rural pelo trabalho que ele faz de manutenção, conservação e recuperação de recursos ambientais. O projeto, que começou na Bacia do Rio Benevente, agora está sendo ampliado para outras bacias do Estado”, disse.

Conheça os vencedores da 9ª edição do Prêmio Ecologia:

Vencedores Prêmio Ecologia 2009

Categoria Projeto Ambiental:

Projeto Socioambiental: “Eficiência energética em comunidades de baixa renda na Grande Vitória” de Teresa Cristina de Meneses Romero

Menção Honrosa: “Projeto Ruas Limpas de Nova Palestina de Lucinéia dos Santos Martins” e “Projeto de Educação Ambiental em áreas de Manguezal ‘Manguando na Educação’” de Juliana Conde

Projeto Desenvolvimento de Tecnologias Limpas: “Recuperação de área degradada por mineração de rochas com os próprios resíduos do seu beneficiamento” de Júlio César Simões Prezotti

Menção Honrosa: “Projeto Refletor Termosolar” de Julio A Duenãs

Projeto Conservação de Recursos Naturais: “Adote uma nascente” da Escola Municipal Agrícola Afonso Cláudio – Vanderlei Soares

Categoria Educacional:

Projeto de Educação Ambiental: "Plantando árvores, semeando esperança, colhendo vidas..." de Idelvon da Silva Poubel, do Centro Educacional “Sonho Meu”, de Cariacica.
Menção Honrosa: “Que Desperdício” de Cristiane Sartori

Desenho Infantil: "Ainda bem que algumas pessoas se importam comigo, cuide de mim você também" da aluna Milena Anadeto Gomes e sua professora Danielle de Souza Simões do Centro Educacional “Sonho Meu” de Cariacica.

Menção Honrosa: “Eta sô! Parece que não lê jornal...” do aluno Davi Ferreira de Lima e Souza sua professora Elva Maria de Oliveira Sandrini da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Cocco de Jaguaré.

Categoria Imagem:

Fotografia: “Escultura Natural: de volta ao mar” de Lauro da Cunha Narciso

Menção Honrosa: “O desafio da natureza” de Gabriel Lordêllo

Charge ou tira em quadrinhos: “Mata Atlântica destruída” de Geonias Ribeiro de Araújo
Menção Honrosa: “Herói: faça a diferença!” de Agda Jandira Feller

Categoria Jornalismo:

Mídia Imprenssa: “Água: quatro em cada dez litros vão pelo ralo” de Elaine Vieira (A Gazeta)

Menção Honrosa: “O sucesso é verde” de Cristiano Stefenoni e “Belezas escondidas na nascente do rio Jucu. O que muitas pessoas desconhecem é que o rio Jucu esconde belezas incomparáveis” de Júlio Huber

Telejornalismo: “Bicho do Mato” de Helena Soares (TV Gazeta).

Menção Honrosa: “Ecoturismo em Regência” de Tatiana Braga (TV Gazeta).

Rádio/ Internet: “O senhor das orquídeas” de Letícia Cardoso (Rádio CBN)

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral