15/06/2011 10h43 - Atualizado em 05/10/2016 17h11

Prorrogadas as inscrições para o Comitê da Bacia do Rio Santa Maria do Doce

O prazo de inscrição para o processo eleitoral que irá definir a nova composição do Comitê da Bacia do Rio Santa Maria do Doce foi prorrogada até o dia 15 de julho. Podem se inscrever representantes de ONGs, de órgãos públicos, irrigantes, companhias de abastecimento e indústrias, entre outros.

Para divulgar o processo eleitoral serão promovidos dois seminários em Santa Teresa. O primeiro deles acontece no dia 29 de junho, no Instituto Federal (Ifes), e o segundo no dia 06 de julho, no Centro de Treinamento da Casa do Agricultor Familiar.

O Comitê tem caráter paritário e tripartite, ou seja, todos os segmentos possuem o mesmo número de representantes neste colegiado. O CBH será composto por 12 membros titulares e 12 suplentes. As vagas serão distribuídas entre o Poder Executivo, a sociedade civil organizada e os usuários de água.

As inscrições podem ser feitas nos municípios de Colatina, São Roque do Canaã e Santa Teresa, localizados na área de abrangência da Bacia. Para isso, será necessária a apresentação dos documentos descritos na deliberação do Processo Eleitoral, que se encontra disponível no site do Iema (www.meioambiente.es.gov.br).

Locais de Inscrições

- Santa Teresa:
Secretaria Municipal de Agricultura (Prefeitura Municipal)
Rua Darly Vervloet Nety – 446
Responsável: Jorge Natáli
Tel: 27-3259-3866.

Instituto Federal de Educação (Ifes)
Distrito de São João de Petrópolis.
Responsável: Élio de Almeida Cordeiro
Tel.: 27-3259-7810

- São Roque do Canaã:
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)
Endereço: Rua Lourenço Roldi, 317
Responsável: Jocinete Schneider
Tel.: 27-3729-1544

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Endereço: Rua Lourenço Roldi, 88
Responsável: Hugo Roldi
Tel: 27-3729-1300

- Colatina:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural
Rua Melvin, 90, 2º andar, Esplanada
Responsável: Daniel Pereira de Araujo
Tel.: 27-3177-7087

Bacia Hidrográfica

O Rio Santa Maria do Doce desenvolve-se por cerca de 93 km, desde suas nascentes na Serra do Gelo, no município de Santa Teresa, até a desembocadura no Rio Doce, em Colatina. Seus principais afuentes são: Santa Júlia, Taboca, Perdido e Vinte e Cinco de Julho. A região hidrográfica abrange parcialmente os municípios de São Roque do Canaã, Santa Teresa e Colatina.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral