Governo do Estado do Espírito Santo
08/04/2011 13h02 - Atualizado em 05/10/2016 17h10

Prorrogadas as inscrições para as eleições do Comitê do Rio Jucu

O prazo de inscrição para o processo eleitoral que irá definir a nova composição do Comitê de Bacia do Rio Jucu foi prorrogado. Representantes de ONGs, do setor empreendedor, companhias de abastecimento, irrigantes, entre outros, têm até o dia 14 de abril para se inscrever.

No dia 19 de abril, a relação dos nomes habilitados será divulgada no site do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), www.meioambiente.es.gov.br. As eleições irão ocorrer no dia 06 de maio.

O Comitê será composto por 21 membros titulares e 21 suplentes. As vagas serão distribuídas entre o Poder Executivo, a sociedade civil organizada e os usuários de água (companhias de abastecimento, irrigantes e indústrias), sendo que cada um dos setores contará com 14 representantes.

Após a eleição, os novos representantes passarão a discutir assuntos que possuem influência direta sobre a vida da sociedade na Bacia do Rio Jucu, como, por exemplo, a elaboração de um Plano de Bacia. O Comitê já deu início à construção deste instrumento por meio do qual são definidas as ações necessárias a serem implementadas na região, como aquelas voltadas à minimização das enchentes.

O colegiado também começou a elaboração do Enquadramento dos Corpos D’Água, que irá permitir compatibilizar os diversos usos que se faz do rio (irrigação, abastecimento, esporte, etc) de acordo com a qualidade ambiental que a sociedade da bacia deseja para seu desenvolvimento econômico.

Também está entre as atribuições do Comitê, estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir valores a serem cobrados.
Assim como o Rio Santa Maria da Vitória, o Rio Jucu é um dos grandes responsáveis pelo abastecimento hídrico da Grande Vitória, sendo que 95% do fornecimento de água são provenientes destas bacias.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard