14/09/2009 11h36 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Projeto Ecoar quer incentivar gestores municipais a criarem Unidades de Conservação

Gestores da área de meio ambiente, entre técnicos e prefeitos dos municípios de Piúma, Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy, participam de uma visita ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), localizado no município de Guarapari, na próxima sexta-feira (18). A atividade faz parte do projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Seama), desenvolvido por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A proposta do projeto, realizado em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), tem como objetivo integrar gestão pública e escolas na descentralização das ações de educação ambiental no Estado do Espírito Santo, buscando promover a cidadania, a melhoria da qualidade ambiental e sustentabilidade das comunidades.

Os gestores que participarão da visita a PEPCV, fazem parte da terceira turma do curso em Educação Ambiental, de 154 horas. Eles recebem o treinamento entre os dias 14 e 18 de setembro, na Ecoárea Guanandy, localizada em Piúma. O passeio pelas trilhas será acompanhado pela turismóloga Patrícia Cortes e pelo biólogo Edson Valpassos.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Adriana Plazzi, a visita técnica tem o intuito de incentivar os municípios capixabas a criarem Unidades de Conservação (UCs), mas sabendo como explorar o espaço com educação ambiental e envolvimento da comunidade.

“Por meio deste projeto, é possível intervir na realidade destes municípios através da participação dos gestores e o envolvimento da comunidade”, informa.
Até o final de 2009, a meta do Ecoar é desenvolver o curso em Educação Ambiental para 25 municípios, formar 225 docentes de 75 escolas do Estado e 100 gestores municipais das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Saúde que formam os grupos de sustentabilidade.

A expectativa é chegar em 2011, com o Projeto Ecoar em todos os municípios do Espírito Santo e, desta forma, contribuir para a promoção da cidadania, a melhoria da qualidade ambiental e a sustentabilidade das comunidades, ressalta.

Na primeira fase do projeto, as turmas dos municípios de Pinheiros (sede), Pedro Canário, Ponto Belo, Montanha, Boa Esperança, Afonso Cláudio (sede), Itarana, Conceição do Castelo, Laranja da Terra e Brejetuba, concluíram suas programações.

Após a formação da turma da Ecoárea Guanandy (Piúma), participam os municípios de Nova Venécia (sede), Vila Pavão, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Governador Lindenberg, Santa Teresa (sede), São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Itaguaçu.

Cronograma dos próximos cursos:

14 a 18 de setembro - Ecoárea Guanandy: Piúma (Sede), Itapemirim, Anchieta, Marataízes e Presidente Kennedy.

21 a 25 de setembro - Ecoárea Pedra do Elefante: Nova Venécia (Sede), Vila Pavão, Águia Branca, São Gabriel da Palha e Governador Lindenberg.

28 de setembro a 02 de outubro - Ecoárea Complexo Centro-Norte Serrano: Santa Teresa (Sede), São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Itaguaçu.

Serviço:
Projeto Ecoar
Gerência de Educação Ambiental GEA (Iema)
End.: Rod. BR 262 KM 0, Jardim América Cariacica/ES
Tel: (27) 31363514