11/09/2011 13h44 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Projeto Ecoar inicia novo curso no interior do Espírito Santo

A quarta etapa de capacitação da segunda fase do projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar) será realizada no município de Barra de São Francisco, de segunda (12) a sexta-feira (16). O curso será realizado na Ecoárea Cricaré-Cotaxé, que inclui também os municípios de Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis e Mucurici.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com objetivo de contribuir para a conscientização ambiental e o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental em todo o Estado.

Serão capacitadas, ao todo, 70 pessoas, entre gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação e professores de escolas de cada um dos municípios da Ecoárea Cricaré-Cotaxé.

Mudanças climáticas, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e Unidades de Conservação (UCs) serão os temas debatidos no curso.

Além disso, a programação também conta com danças circulares - prática corporal desenvolvida em grupo, que visa à sensibilização ambiental.

Na oficina de arteterapia, serão discutidos o reaproveitamento de materiais e a reciclagem. Por meio da dinâmica, cada participante será motivado a refletir sobre seu papel de cidadão na preservação do planeta.

Já na sexta-feira (16) haverá uma trilha monitorada no Parque Municipal Sombra da Tarde, além do início da parte prática do curso, que consiste na elaboração e execução de projetos de Educação Ambiental pelas escolas com intervenção na comunidade.

- Projeto Ecoar

O Ecoar incentiva a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de UCs, e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

Esta é a segunda fase do projeto, representada pelo grupo Unidades e executada pelo Instituto Ecos, com patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. Além da Cricaré-Cotaxé, compõem o Grupo Unidades as ecoáreas: Parque de Itaúnas, Jequitibá Rosa, Pedra Azul e Pontões Capixabas com sedes, respectivamente, em Conceição da Barra, João Neiva, Marechal Floriano e Pancas.

Foram realizados três cursos até o momento, sendo um no Polo de Educação Ambiental Guaçu-Virá, em Venda Nova do Imigrante, um na Câmara de Vereadores de João Neiva e outro no Parque Estadual de Itaúnas (PEI).

Para esta fase também estão previstas várias ações além de um seminário regional para cada ecoárea e o Seminário Estadual de Educação Ambiental que envolverá todos participantes.

A terceira fase do projeto será realizada com o grupo Grande Vitória/Sul/Caparaó e tem previsão de início ainda em 2011.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral