21/07/2011 11h55 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Projeto de educação ambiental do Iema reúne prefeitos em Aracruz

Prefeitos, gestores ambientais e professores se reúnem, nesta sexta-feira (22), às 8h30, no auditório da EMEF Placidino Passos, no Centro, em Aracruz, para a apresentação da segunda fase do projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), desenvolvido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O encontro irá reunir representantes de 25 municípios, que estarão envolvidos nesta etapa do projeto, e conta com apoio da Secretaria de Educação de Aracruz (Semed). O diretor presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, estará presente à solenidade.

A programação inclui o lançamento do curso de “Capacitação em Educação Ambiental para Docentes e Gestores Municipais”, além das assinaturas de Termos de Compromisso entre o Iema e as Prefeituras para efetivação das parcerias, início das atividades e divulgação do acordo de cooperação técnica com a ArcelorMittal.

O Ecoar tem como objetivo integrar gestão pública e escolas na descentralização das ações de educação ambiental no Estado, promovendo a cidadania, a melhoria da qualidade ambiental e sustentabilidade das comunidades. Aracruz faz parte da Ecoárea Jequitibá Rosa, juntamente com João Neiva, Ibiraçu, Linhares, Colatina e Fundão.

Segundo a secretária da Semed, Ilza Rodrigues, o projeto começou a ser desenvolvido no município em 2011, em três escolas de Ensino Fundamental pelos integrantes do Grupo de Sustentabilidade (GS), constituído por um representante técnico das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação.

As escolas que foram contempladas, inicialmente, pelo projeto este ano foram Eurípedes Nunes Loureiro, Paulo Freire e Professora Maria Inês Della Valentina. A escolha das unidades de ensino foi realizada de forma consensual pelos integrantes do Grupo de Sustentabilidade. Para a execução do Ecoar foram envolvidos o diretor, um professor e um pedagogo de cada escola selecionada, totalizando nove profissionais da educação.

O curso

O curso de Capacitação em Educação Ambiental para Docentes e Gestores Municipais terá 154 horas, dividido em duas etapas: presencial (50h) e não-presencial (104h), e será ministrado pelo Instituto Ecos.

A primeira etapa vai envolver os Grupos de Sustentabilidade (GS), que vão desempenhar a função de articular e apoiar junto ao poder público municipal as ações de educação ambiental a serem desenvolvidas pelas escolas e comunidades do seu entorno.

Cada um dos respectivos Grupos será representado por quatro profissionais. Os docentes serão constituídos por pedagogos e professores que serão indicados pelas unidades de ensino municipais e selecionados também pelos respectivos Grupos. Cada município selecionará três escolas e em cada uma delas, três docentes.

A etapa não-presencial da capacitação irá envolver todos os participantes da etapa presencial, e também as comunidades escolares das instituições municipais de ensino selecionadas e respectivas comunidades do entorno.

Ecoar

A meta do Ecoar é desenvolver o curso de Educação Ambiental nos 27 municípios contemplados nesta segunda fase do projeto, divididos em cinco Ecoáreas: Ecoárea Cricaré-Cotaxé, Ecoárea Jequitibá Rosa, Ecoárea Parque de Itaúnas, Ecoárea Pontões Capixabas e Ecoárea Pedra Azul.

Além disso, formará 243 docentes de 81 escolas do Estado e 108 gestores municipais das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Saúde, que formam os Grupos de Sustentabilidade.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral