O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio do Projeto Corredores Ecológicos, está participando do 5º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece até esta quinta-feira (04), no Sesc, em Guarapari. Com o tema “Agroecologia e Territórios Sustentáveis”, o evento visa a reunir aproximadamente 3.000 profissionais, estudantes e agricultores de todo o País para intercambiar conhecimentos, experiências e promover deliberações e orientações para a ação da entidade e a promoção da agroecologia.
No estande do Iema, o vistante pode entender como a agroecologia contribui com a formação dos corredores ecológicos. A agroecologia é um conjunto de princípios e técnicas que têm o objetivo de reduzir impactos ambientais da atividade agrícola, produzindo alimentos mais saudáveis e valorizando o homem do campo.
O cultivo realizado de forma natural, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos solúveis, permite o livre trânsito da fauna, pois não causa o envenenamento dos animais e insetos. Dessa forma, os animais podem circular pelas áreas dos corredores.
O visitante ainda recebe dicas de como fazer um planejamento para a propriedade rural. O agricultor deve considerar a localização de cada cultura agrícola, de acordo com a aptidão do solo e do relevo; a recomposição de Áreas de Preservação Permanentes (APP) – que são as que ficam ao redor de nascentes, margem dos cursos d`água, topos de morros e encostas com declividade superior a 45°; a averbação de reserva legal; e o controle de plantas invasoras, como o capim, o cipó e o bambu nas macegas e capoeiras em regeneração natural.
O 5º Congresso de Agroecologia conta ainda com seminário, apresentação de trabalhos, oficinas, entre outras atividades.
Informações à Imprensa:
Projeto Corredores Ecológicos
3136-3475 / 3136-3476