Governo do Estado do Espírito Santo
06/10/2015 11h13 - Atualizado em 05/10/2016 17h37

Programa Estadual de Educação Ambiental realiza novos Fóruns Municipais

Com o objetivo de repassar aos representantes municipais a metodologia do Programa Estadual de Educação Ambiental (ProEEA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizaram oficinas em todo o Estado e agora entram na segunda etapa, que é um Fórum Municipal.

Os Fóruns Municipais aconteceram em Conceição do Castelo e Águia Branca, neste dia 06; e serão realizadas em Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Vila Velha no dia 07; e Anchieta e Boa Esperança, no dia 09.

O Fórum Municipal é um espaço onde serão debatidas as propostas que irão compor o ProEEA, de acordo com os temas pré-estabelecidos no Caderno de Referência, que foi entregue durante as oficinas. O caderno apresenta informações sobre o cenário socioeconômico e ambiental do Espírito Santo, o perfil econômico e a situação das bacias hidrográficas por microrregião.

O ciclo de Fóruns Municipais já passou por Anchieta no dia 19 de agosto; Guaçuí (16 de setembro); Nova Venécia (17 de setembro); Mantenópolis e Iconha, ambas no dia 18 de setembro. Além de Vargem Alta e São Gabriel da Palha no dia 23; Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco e Marataízes no dia 24; e Mimoso do Sul no dia 25. Jaguaré e Água Doce do Norte receberam os fóruns no dia 29; Marechal Floriano, Rio Bananal e São Mateus no dia 30; Governador Lindenberg e Domingos Martins no dia 01 de outubro e, para finalizar, Vitória no dia 02 de outubro.

O Programa Estadual de Educação Ambiental tem o intuito de discutir e encontrar soluções para problemas cada vez mais comuns nos centros urbanos e também no interior do Estado, como os problemas ambientais relacionados à escassez de água, contaminação de alimentos, destinação incorreta do lixo, entre outros. O programa pretende promover ações a serem desenvolvidas no âmbito escolar e não escolar de forma contínua e permanente.

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Texto: Carolina Palmejani
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