23/11/2011 11h05 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Professores apresentam trabalhos de educação ambiental em Cariacica

Com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos por professores que participaram do projeto de educação ambiental “Conhecendo para Preservar”, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizará nesta quinta-feira (24) uma entrega de certificado. O evento, realizado na sede da Reserva Biológica Duas Bocas, em Cariacica, marca o encerramento das atividades promovidas neste ano pela unidade.

O projeto “Conhecendo para Preservar” teve início em fevereiro deste ano e trabalhou temas relacionados à Reserva, como a água, o solo, a fauna e a flora. Participaram educadores das redes municipais de ensino de Cariacica, Santa Leopoldina e Viana, além dos professores da rede estadual que atuam em escolas no entorno da Reserva. Além dos certificados, os educadores também receberão mudas de Ipê.

Por meio do “Conhecendo para Preservar”, a equipe gestora da Reserva Biológica Duas Bocas estimulou escolas da região a divulgarem conhecimentos sobre o meio ambiente, contribuindo para a formação de jovens comprometidos com a preservação ambiental. O projeto contou com apoio da Gerência de Educação Ambiental do Iema, além das secretarias de Meio Ambiente e Educação dos municípios do entorno.

A Reserva Biológica é um tipo de categoria de Unidade de Conservação (UC) que permite apenas atividades de cunho educativo e o desenvolvimento de pesquisas, não estando aberta para visitação do público em geral.

Reserva Biológica de Duas Bocas (ReBio)

Foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio.
Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia-Assú. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas.
A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.
Área aproximada: 2.910 hectares
Localização: Área rural do município de Cariacica

-Programação:

8h30min - Café com prosa.
8h50min – Agradecimentos e apresentação da palestra “Políticas Públicas de Educação Ambiental”, com a educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, Maria da Penha K. Del Maestro.
10 horas - Café com prosa.
10h30min - Apresentação dos trabalhos dos educadores envolvidos.
11h30min - Avaliação do Projeto “Conhecendo Para Preservar”.
12 horas - Encerramento com distribuição de mudas de ipês.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral