27/05/2010 09h48 - Atualizado em 05/10/2016 17h06

Primeiro edital do Fundágua disponibiliza até R$ 300 mil para projetos beneficiados

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), divulgou a relação de projetos habilitados pelo primeiro Edital do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua). Três instituições foram beneficiadas e irão receber, ao todo, aproximadamente R$ 300 mil para a recuperação de mananciais.

Das 15 propostas inscritas, 11 foram habilitadas para a segunda fase, e três aprovadas. Entre elas, o projeto do Instituto Terra, com foco na microbacia do córrego Santa Rosa, na bacia do Rio Guandu.

Também serão beneficiadas as propostas das prefeituras de São Roque do Canaã – que irá atuar em São Roque e Santa Teresa – e de Iconha, com atuação restrita no município.

Cada proposta recebeu auxílio de aproximadamente R$ 100 mil, sendo que 50% deste recurso devem ser destinados ao plantio de mudas. Além disso, deste total, 5% deve ser disponibilizado na forma de contrapartida.

Os projetos que não foram habilitados nesta primeira tentativa poderão fazer uma nova inscrição, observando as regras e prazos do regulamento. A data para a nova publicação ainda será definida.

Além disso, por meio do Iema, a Seama também divulgou outro edital que prevê a estruturação de Comitês de Bacias, com recursos de até R$ 225 mil, podendo chegar a até R$ 50 mil por proposta. Os projetos poderão ser entregues até 25 de junho, na sede do Iema, localizado na BR-262, s/n, Jardim América, Cariacica.

O segundo edital já está disponível no endereço eletrônico do órgão (www.meioambiente.es.gov.br) no link Recursos Hídricos/Fundágua.

Características dos projetos:

- Instituto Terra – Capacitar 100 proprietários rurais em práticas de conservação e recuperação de nascentes; implantar e manejar 25 nascentes na bacia do Rio Guandu com aproximadamente 20 hectares.
Recursos do Fundágua: R$ 99.716,10
Contrapartida: R$ 48.510,00
Valor total do projeto: R$ 148.226,10

- Prefeitura de Iconha - Implantar projeto de conservação e recuperação em 21 nascentes, três áreas de mata ciliar e cinco áreas de recarga, por estratégia de isolamento (cercamento) e por meio de plantio, totalizando 24,2 hectares.
Recursos do Fundágua: R$ 93.027,99
Contrapartida: R$ 4.896,21
Valor total do projeto: R$ 97.924,20

- Prefeitura de São Roque do Canaã – Revitalização de nove áreas estratégicas como nascentes e áreas úmidas e matas ciliares, totalizando aproximadamente 11 hectares. Utilização das áreas para fins de ensino e multiplicação do conhecimento junto aos alunos de cursos da área ambiental e agrícola no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Santa Teresa, e inclusão das mesmas em visitas demonstrativas no calendário dos eventos de meio ambiente das prefeituras.
Recursos do Fundágua: R$ 95.824,08
Contrapartida: R$ 37.020,00